quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Descansar ou descançar...


A forma correta de escrita da palavra é descansar. A palavra descançar está errada. Devemos utilizar o verbo descansar sempre que quisermos referir o ato de se livrar do cansaço, da agitação e das preocupações, obtendo tranquilidade e sossego, repousando ou dormindo. Pode significar ainda o ato de dar à luz, parir, bem como o ato de morrer, falecer. Refere-se também ao ato de reter o olhar e a atenção em alguma coisa, entre outros.

Exemplos:
Após tanto trabalho poderemos, enfim, descansar.
Vou me estender nesta rede e descansar um pouco.
Descanse agora, o pior já passou!
Depois de toda a doença, que descanse em paz!


Descansar é um verbo formado a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos o prefixo des- mais o verbo cansar. As palavras que utilizamos atualmente na língua portuguesa têm prefixos de origem grega ou latina. No caso em questão, o prefixo des - é de origem latina e significa uma negação, uma ação contrária. 

Por sua vez, o verbo cansar tem sua origem na palavra em latim campsare, devendo assim ser escrito com s. Também com s deverão ser escritas as palavras cognatas de descansar, bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: descansar; descanso; descansado; descansada; descansadeiro;…
Verbo descansar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) descansei
(Tu) descansaste
(Ele) descansou
(Nós) descansamos
(Vós) descansastes
(Eles) descansaram
Palavra Relacionada: descansar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário