Banco de Redações





O descaso do excesso


Desde o Egito Antigo, o homem aprendeu a domesticar os animais, em prol de seus interesses. Mas, atualmente, essa domesticação excede o limite, seja pelo excesso de amor, ou pelo desrespeito. Trazem [Traz]com isso grandes problemas mentais e físicos para os animais, provando que um meio termo seria a melhor opção. 
Tratá-los como filhos e dá-los [dar-lhes] tudo o que as pessoas comem, ou necessitam para viver, incluindo dinheiro, nunca foi a maneira mais racional de mostrar que os ama ou que os respeita [amor ou respeito por eles] . Esse exagero de sentimento pode causar grandes dependências ou por que não a obesidade? Ingerir continuamente produtos industrializados podem sim causa [pode sim causar]problemas à saúde dos animais. 

Mas, por outro lado há quem os odeie e esse ódio pode resultar em várias agressões físicas que muitas vezes ocasiona [ocasionam] a morte, ou o abandono. Explorá-los também é uma arte tipicamente das pessoas, e que causa os mesmos danos já citados. À [A] esses faltam leis capazes de punir com mais rigor essa atrocidade, para que não vejamos mais pelas ruas, fotos ou vídeos sinais da desumanidade do ser humano. 

Portanto, não é necessário amá-los [amar os animais] como filhos, tampouco odiá-los como lixo, ter um equilíbrio entre esses dois sentimentos é fundamental para que desfrutemos melhor do que eles têm a nos proporcionar. 


Comentário geral


Texto fraco, marcado pela dificuldade de expressar com clareza as ideias. O autor mal consegue expor de maneira adequada os problemas focalizados por seu texto. Nesse sentido, a compreensão que ele tem da proposta é limitada e até mesmo infantil, na dificuldade de lidar com abstrações e conceitos. 


Aspectos pontuais


1) Primeiro parágrafo: a) Não era necesseario ir ao Antigo Egito para situar o problema. Além disso, a domesticação dos animais é anterior ao período mencionado, datando do Neolítico. b) Mas o problema não é nem a domesticação dos animais, nem muito menos um excesso de domesticação ? seja lá o que isso signifique. O problema a ser discutido é o contraste entre o excesso de cuidados e os maus tratos. c) Exceder pelo excesso é redundância. d) As consequências do excesso de cuidados ou dos maus tratos não estão no foco da proposta. 

2) Segundo parágrafo: na falta do que falar, o autor procura problemas que possam ser conseqüências do excesso de cuidados e dos maus tratos e se sai com essa da obesidade animal. Mas o foco não são as consequências, mas o excesso de cuidados e os maus tratos por si só. 

3) Terceiro parágrafo: a) Dizer que explorar animais é uma arte é demonstrar desconhecimento do significado da palavra arte. b) Por esseso autor pretende designar os que odeiam os animais, mas entre o pronome e o antecedente colocou outra oração que torna a referencia obscura.

Competências avaliadas

1.Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.1,0
2.Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.0,5
3.Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.0,5
4.Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.0,5
5.Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,0
Total



Modelos de capas para Avaliações finais




Deixe seu recadinho !



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...