Planos de aula










COLÉGIO .............................................

EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO ESCOLAR

SUMÁRIO

1. IDENTIFICAÇÃO

2. FINS E OBJETIVOS

3. AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

4. ALUNOS E COMUNIDADE

5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA

6. ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

7. CORPO DOCENTE

8. ORGANIZAÇÃO FÍSICA

9. CONSELHOS ESCOLARES E DE REPRESENTAÇÃO

10. ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR

11. FINS E OBJETIVOS DOS CURSOS

12. DURAÇÃO DOS CURSOS E CARGA HORÁRIA

13. CALENDÁRIO ESCOLAR (ANEXO)


14. GRADE CURRICULAR (ANEXO)

15. ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CURICULARES

16. AVALIAÇÃO - VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

17. MATRÍCULAS

18. TRANSFERÊNCIAS

19. PROPOSTA PEDAGÓGICA

20. ANEXOS

- GRADES CURRICULARES - 2004

- RELAÇÃO DE PESSOAL - 2004

- PLANTA BAIXA DAS INSTALAÇÕES DA ESCOLA, COM LEGENDAS

- CALENDÁRIO - 2004
1. IDENTIFICAÇÃO

1.1. A Escola

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE tem sede em São Paulo, Capital, à Rua Dr. Luiz Severiano, 181 - SP - CEP 0700-000 - Tel/Fax 5500-3333, São Paulo - SP - CEP 0700-000 -CNPJ (M.F.) no. 00.330.000/0001-00 e CCM (PMSP) no. 2.222.222.

1.2. A Mantenedora

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE é mantido pelo COLÉGIO PROESSORA HELENA VALENTE S/C LTDA., estabelecida à Rua Dr. Luiz Severiano, 181 - Jardim das Flores, - São Paulo - SP, CEP 0700-000.


2. FINS E OBJETIVOS

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças e jovens de 18 (dezoito) meses de idade até 16 (dezesseis) anos, nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, de acordo com o disposto na LDB 9.394/96, Deliberação CEE 01/99 e Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.


3. AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE foi autorizado a funcionar pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, através de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, Portaria de 10 de dezembro de 2000 (Processo 3000/0015/2000 - 00) e está jurisdicionada à Diretoria de Ensino 00 da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo.

4. ALUNOS E COMUNIDADE

A clientela do Colégio Professora Helena Valente é de classe média baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora, empregados na indústria e comércio e serviços (escritórios, bancos e funcionalismo público).
A região onde a escola está instalada é predominantemente voltada para residência e pequeno e médio comércios, havendo um bolsão residencial de padrão ligeiramente superior à média da zona sul de São Paulo, cuja ocupação se deu no século passado, em meados dos anos cinqüenta, por comunidade de adventistas.
Em termos de estrutura urbana, a região conta com hospital municipal de grande porte (Campo Limpo), Posto de Saúde, uma Sub-Prefeitura (Campo Limpo), escolas estaduais e municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de uma rede de escolas privadas atendendo à demanda de Ensino Básico e Ensino Superior (Faculdade Adventista e uma unidade da UNIBAN).
Apesar disso, é grande a demanda por creches e escolas de educação infantil, por parte de famílias que não têm condições de matricular seus filhos na rede particular.
Quanto à clientela das escolas privadas, esta apresenta um nível de educabilidade superior àquele encontrado nos alunos da escola pública, certamente em função de serem provenientes de famílias mais estruturadas; e isso reflete na capacidade de aprender e na maior facilidade em acompanhar o currículo escolar básico.
A violência é marca registrada na região, sendo um dos bairros - o Jardim Ângela - conhecido pela criminalidade, explorada de modo abusivo pela mídia. Faltam empregos para os jovens e parte dos adultos ali moradores e faltam atividades e áreas de lazer.
O atendimento comercial é bom, havendo grande quantidade de estabelecimentos do tipo padarias, farmácias, pequeno comércio em geral, além de muitos bares e botequins; não há uma só livraria. Também não há grandes indústrias.
É bem servida também quanto ao aspecto religioso: reduto tradicional de adeptos da religião adventista, possui ainda templos de outras confissões evangélicas, além de igrejas católicas, terreiros e umbanda e candomblé.
A maioria das ruas da região é asfaltada, havendo ainda boa rede de água, esgotos, eletricidade, correio e telefonia.
O transporte melhorou substancialmente nos últimos anos, havendo grande número de empresas de ônibus e lotações, além dos serviços do Metropolitano (Linha lilás), inaugurados recentemente. A melhoria dos transportes repercutiu favoravelmente quanto à melhoria da qualidade de vida da população local, dado que sua maioria se desloca, diariamente, para trabalhar em bairros da cidade.

O grande comércio está ausente (à exceção da rede bancária),havendo concentração de supermercados e shopping na região adjacente e polarizadora, Santo Amaro.

5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA


5.1. Organização Administrativa

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE tem a seguinte estrutura administrativa:

- Direção

- Secretaria


5.2. Diretoria

A Direção da Escola é o núcleo executivo que organiza, superintende, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar.


Diretor: FERNANDA FERNANDES
Pedagoga formada pela Universidade Lusíada, São Paulo, SP.
Registro MEC.: 0510200, Livro 4, fls. 000, Processo no. 1998.1.00001, de 22.10.98.

5.3 . Administração e pessoal de apoio

- Secretaria

- Zeladoria e Limpeza


Os ocupantes dos cargos de Secretaria, zeladoria e limpeza se encontra no Anexo relativo à relação de pessoal.

6. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA

Coordenação Pedagógica

No presente momento, o Diretor do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE acumula as funções de Coordenador Pedagógico.


7. CORPO DOCENTE

A relação de nomes, formação e função se encontram no Anexo que trata da relação de pessoal


8. ORGANIZAÇÃO FÍSICA

8.2. Educação Infantil e Ensino Fundamental


Sala de leitura e vídeo - para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Laboratório de Ciências - para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Aulas de judô e aulas de balé - ministradas em salas específicas.

Áreas para Educação Física e recreação

A escola dispõe de áreas coberta (160,00 m2) e descoberta (200,00 m2) para a prática de Educação Física; possui piscina de 10,00 x 5,00 metros e play-ground (100,00 m2), além de pátio arborizado (150,00 m2) e área de recreação e lanche coberta (60,00 m2).

Laboratório de informática

Conta com 20 computadores, 03 impressoras, 2 "scanners", conexão à Internet por banda larga, disponíveis para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

9. CONSELHOS ESCOLARES E DE REPRESENTAÇÃO


9.1. CONSELHOS DE CLASSE E SÉRIE

Serão efetuadas reuniões dos conselhos de classe e conselhos de série, no Ensino Fundamental, para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação de seu rendimento escolar.

As reuniões dos conselhos de classe e série serão realizadas no início do ano letivo, no final do primeiro semestre letivo e no final do ano letivo, podendo ser convocadas reuniões extraordinárias, a qualquer tempo, havendo necessidade para que isso ocorra.

Na Educação Infantil, serão feitas reuniões dos professores e seus auxiliares, juntamente com a coordenação pedagógica, para discussão do processo educativo dos alunos e avaliação de seu desenvolvimento.


9.2. CONSELHO DE ESCOLA

O Conselho de Escola do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE, formado pelo Diretor, Coordenador Pedagógico, Professores e representante da Entidade Mantenedora, tem como finalidade tratar de assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo/escolar do estabelecimento.

9.3. APM - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE conta com uma Associação de Pais e Mestres, composta do Diretor, Professores e pais de alunos, com atuação voltada para a melhoria e aperfeiçoamento constantes das condições do trabalho educativo e voltada para a realização de trabalhos de assistência e promoção humanas e comunitários, junto à comunidade onde a Escola está instalada.

10. ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR

10.1. NÍVEIS, MODALIDADES DE EDUCAÇÃO E ENSINO

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE oferece, para o ano letivo de 2004, os seguintes cursos:

Educação Infantil - para clientela 18 (dezoito) meses a 6 (seis) anos de idade e nos seguintes níveis:

- Maternal;
- Jardim I;
- Jardim II;
- Pré.

Ensino Fundamental - para crianças e jovens a partir de sete anos incompletos, 16 anos, - 1a. a 4a. Séries.


11. FINS E OBJETIVOS DOS CURSOS


11.1. EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil, nos termos do Art. 29 da LDB no. 9.394/96, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Leva em conta, ainda, a preparação para o ingresso no ensino Fundamental, com ênfase na preparação para a vida e a cidadania, através do domínio de competências e habilidades que facilitem a inserção social do educando.


11.2. ENSINO FUNDAMENTAL

Nos termos do Art. 32 da LDB no. 9.394/96, são os seguintes os objetivos ensino fundamental:

1. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

2. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

3. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

4. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social; e

5. O domínio de competências e habilidades que levem à consciência da cidadania e facilitem a melhor inserção do educando no ambiente social.

12. DURAÇÃO DOS CURSOS E CARGA HORÁRIA


Nos termos da LDB 9.394/96, os cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental terão a seguinte duração e cargas horárias:

- Educação Infantil: 200 (duzentos) dias letivos no ano civil.

- Ensino Fundamental: mínimo de 800 (oitocentas) horas letivas, em 200 (duzentos) dias letivos de efetivo trabalho escolar no ano civil, não incluindo reuniões pedagógicas (que acontecerão fora do horário letivo), com aulas de 50 (cinqüenta) minutos cada.


13. CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário escolar relativo ao período letivo 2004 encontra-se anexado ao presente Plano.


14. GRADE CURRICULAR

As grades curriculares - de Educação Infantil e Ensino fundamental - relativas ao ano letivo de 2004, organizadas por disciplinas e horários, encontram-se anexadas ao presente Plano.

15. ORGANIZAÇÃO E COMPOSIÇÃO CURRICULARES


15.1. Educação Infantil

A Educação Infantil está organizada em quatro etapas:

- Maternal;

- Jardim I;

- Jardim II;

- Pré.


O critério de agrupamento de alunos é feito segundo faixa etária, nos níveis Maternal , Jardim I, Jardim II e Pré, relacionando os alunos por ordem numérica e alfabética do pré-nome.

Embora o critério básico adotado quanto ao agrupamento dos alunos seja o de homogeneidade de idades, serão atendidas as exigências quanto às diferenças individuais.

Haverá momentos no desenvolvimento das atividades em que o agrupamento vertical permitirá o relacionamento de crianças com idades e desenvolvimento diferentes, possibilitando a interação.


15.2. ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental está organizado em séries e os currículos são organizados de acordo com o Art. 26 da LDB 9.394/96, em Componentes Curriculares - Base Nacional Comum e Componentes Curriculares - Parte Diversificada.

I - Base Nacional Comum

- Língua Portuguesa;
- Arte;
- Educação Física;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Matemática;
- Ensino religioso.

II - Parte Diversificada

- Inglês;
- Informática.


Temas de transversalização

- Ética e cidadania;
- Diversidades culturais;
- Educação ambiental;
- Saúde;
- Orientação sexual;
- Trabalho e consumo;
- Temas locais.


Observações

a. A parte diversificada do currículo segue os referenciais - Temas Transversais - contidos nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais e será utilizada para contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da Base Nacional Comum.

b. O ensino religioso, de caráter obrigatório dentro do calendário escolar, será ministrado de acordo com o previsto no Art. 33, Parágrafo segundo, da LDB no. 9.394/96, na Indicação CEE-SP/07/2001 e Deliberação CEE-SP/16/2001.

16. AVALIAÇÃO - VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

A avaliação é uma atitude constante em todo trabalho planejado. É a constatação da correspondência entre a proposta de trabalho e sua consecução.


16.1. Avaliação na Educação Infantil


No COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE, a avaliação na Educação Infantil tem por finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos, levando-se em consideração as características da faixa etária.

A avaliação na Educação Infantil tem ainda a finalidade desenvolver no aluno todos os pré-requisitos necessários para o início da aprendizagem sistemática.

Os resultados da avaliação são informados aos pais ou responsáveis, bimestralmente, através de relatório de observações em face dos conteúdos desenvolvidos em cada uma das etapas da Educação Infantil.


16.2. Avaliação no Ensino fundamental


No Ensino Fundamental, a avaliação de aproveitamento escolar do aluno tem por objetivo a verificação das aprendizagens qualitativa e quantitativa, com a preponderância do aspecto qualitativo sobre o aspecto quantitativo.

Os resultados da aprendizagem são aferidos através de avaliação sistemática e contínua dos trabalhos, pesquisas, experiências, exercícios, leituras e provas.

As avaliações serão bimestrais e as médias serão expressas em conceitos ÓTIMO, BOM, REGULAR, INSATISFATÓRIO, para cada componente curricular, sendo necessária a obtenção do conceito mínimo REGULAR para a promoção.

A equiparação dos conceitos a notas quantitativas é feito da forma seguinte, de acordo com o previsto no Regimento Escolar:

- ÓTIMO - NOTAS DE 9,0 A 10,0;
- BOM - NOTAS DE 7,0 A 8,0;
- REGULAR - NOTAS DE 5,00 A 6,00;
- INSATISFATÓRIO - ABAIXO DE 5,00.
-
-
16.3. Objetivos da Avaliação

São objetivos da avaliação:

1. Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.

2. Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas.

3. Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos.

4. Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado.

5. Repensar novas estratégias de trabalho em classe.

16.4. Instrumentos de Avaliação

São Instrumentos de avaliação

1. Todo trabalho realizado com o aluno é em potencial um instrumento de avaliação.

2. Provas, trabalhos de pesquisa, listas de exercícios (individuais ou em grupo), entre outros, devem avaliar os conteúdos e habilidades de forma clara e inteligível.

3. Os instrumentos devem avaliar o aluno passo a passo, de forma contínua.

4. São igualmente importantes a auto-avaliação e a avaliação formativa.

5. Toda proposta deve levar o aluno a estar em contato com a construção do conhecimento.

6. Os instrumentos devem avaliar o raciocínio e a criatividade do aluno.


16.5. Critérios de Avaliação

O sistema de avaliação do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE compreende os critérios de:

- Avaliação do aproveitamento escolar.

- Apuração de frequência.

Ao término do ano letivo será extraída a média anual final do aluno em cada componente curricular, que será resultante da média aritmética das notas de cada bimestre.

Ao término do ano letivo, será considerado promovido o aluno que obtiver número total de conceitos anual igual ou superior REGULAR em todas as disciplinas e frequência anual, igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular.


16.6. Recuperação

O aluno de aproveitamento insuficiente será submetido a estudos de recuperação.

Os estudos de recuperação são realizados regularmente, no decorrer dos períodos letivos, através de atividades escolares suplementares, orientadas pelo professor da classe, com programação estabelecida pela coordenação pedagógica.

Os períodos de recuperação precederão os períodos das avaliações bimestrais e finais.

A Escola assegurará ao aluno com aproveitamento INSATISFATÓRIO, estudos de recuperação antes do fechamento da última síntese de avaliação.

16.7. Promoção

A verificação do rendimento escolar decorrerá da avaliação do aproveitamento e apuração da assiduidade.

Será considerado promovido para a série subseqüente ou concluinte do curso, o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e
conceito final , no mínimo, REGULAR.

O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e conceito INSATISFATÓRIO poderá ser promovido, se submetido às atividades de recuperação, nos termos regimentais.

A promoção nos componentes Educação Física e Ensino Religioso decorrerá da apuração de assiduidade.

A promoção por assiduidade não exclui a responsabilidade de avaliação dos conteúdos trabalhados.


16.8. Retenção

Serão considerados retidos:


- Os alunos que não apresentarem assiduidade compatível a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas dadas e total de dias letivos
- previstos pela legislação educacional em vigor, independentemente do rendimento escolar.

- Os alunos que apresentarem rendimento escolar inferior ao conceito REGULAR em cada componente curricular, apesar de submetidos às atividades de recuperação e independentemente da assiduidade mínima exigida pela legislação educacional em vigor.


16.9. Freqüência

É obrigatória a freqüência às aulas previstas no calendário escolar anual, com necessidade do mínimo de assiduidade correspondente a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas dadas, nos termos da LDB. No. 9.394/96.


A Educação Infantil deverá seguir a orientação de assiduidade proposta pela LDB no. 9.394/96, mas não em caráter obrigatório, em função da especificidade dos níveis de atendimento dessa modalidade educacional.

As presenças e ausências dos alunos às atividades escolares serão registradas pelos professores e enviadas à Secretaria.


Faltas às atividades escolares não serão abonadas, salvo nos casos expressos na legislação vigente.

Os dados relativos à apuração de assiduidade serão comunicados ao aluno e aos pais ou responsáveis , após cada síntese de avaliação.

16.10. Classificação


A classificação em uma série específica, exceto a primeira do Ensino Fundamental, será feita para alunos da própria Escola, com aproveitamento da série anterior ou não, ou para alunos vindos por transferência de outra escola.

A classificação sem documentação escolar anterior, para alunos vindos de outros estabelecimentos, será realizada da seguinte forma:

- inicialmente, o responsável pelo aluno deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de requerimento encaminhado ao Diretor da Escola, observando a correlação com a idade;

- serão realizadas provas da base nacional comum, com conteúdo da série imediatamente anterior á pretendida e uma redação em língua portuguesa;

- o aluno será avaliado por uma comissão de no mínimo três professores ou especialistas, para verificar o grau de desenvolvimento e maturidade do candidato para cursar;

- a ata de classificação será assinada por: Secretária, comissão dos professores ou especialistas e pelo Diretor da Escola.

A Escola abre a possibilidade de classificar o aluno até no máximo um mês após o início das aulas.


16.11. Reclassificação


A Escola poderá reclassificar o aluno para outra série, com base na idade ou na competência e até um mês após o início das aulas.

O processo de reclassificação dar-se-á da seguinte forma:


- inicialmente, o responsável pelo aluno deverá indicar a série em que pretende a matrícula, através de um requerimento encaminhado ao Diretor da Escola, observando a correlação com a idade;

- serão realizadas provas da Base Nacional Comum com conteúdo da série imediatamente anterior à pretendida e uma redação em língua portuguesa;

- o aluno será avaliado por uma comissão de, no mínimo, três professores ou especialistas, para verificar seu grau de desenvolvimento e maturidade para cursar a série pretendida;

- a ata de reclassificação será assinada por: Secretária, comissão de professores ou especialistas e Diretor da Escola.

17. MATRÍCULAS

Serão aceitas matrículas para os cursos do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE

- na Educação Infantil, por admissão ou transferência, durante todo o período letivo, observada a existência de vagas;

- no Ensino fundamental, as matrículas de admissão serão efetuadas até 10 (dez) dias letivos após o início das atividades letivas previstas em calendário e, por transferência, em qualquer momento do ano letivo, observada a existência de vagas.


Tanto as matrículas por admissão ou transferência deverão observar as condições e procedimentos previstas no REGIMENTO ESCOLAR.


18. TRANSFERÊNCIAS

As transferências serão efetuadas e admitidas de acordo com a legislação em vigor e aceitas em qualquer época do ano, na dependência de existência de vagas e anteriormente ao último bimestre escolar do ano letivo.

Os alunos recebidos por transferência estarão sujeitos ao processo de classificação, nos termos previstos no Art. 72 e Art. 73 do Regimento Escolar.

Plano de Escolar - Escola Particular Professora Helena Valente - Infantil/Fundamental
----------------------------------------------------------------
19. PROPOSTA PEDAGÓGICA

Clique em "projeto pedagógico", dentro de "Gestão Escolar", no menu esquerdo, para acessar as propostas pedagógicas que constam deste modelo de plano escolar



São Paulo, 06 de janeiro, 2004.


________________________________
Diretor
(assinatura e carimbo)

Obs.:

- rubricar todas as vias e assinar a última, apondo carimbo do Diretor, com o Registro no MEC;

- entregar 02 vias originais, sendo que uma será devolvida à escola, homologada;

ANEXO
GRADES CURRICULARES - 2004



Educação Infantil
Ensino Fundamental


GRADE CURRICULAR - 2004
EDUCAÇÃO INFANTIL


A escola oferece aos alunos de forma optativa os seguintes cursos descritos abaixo, através de professores autônomos ou Instituições Auxiliares, contratadas para a prestação de serviço especifico.

- Ballet - a partir dos 3 anos;
- Judô - a partir dos 3 anos;
- Natação _ a partir dos 2 anos;
- Informática _ a partir dos 3 anos.


São Paulo, 06 de janeiro, 2004

____________________________
Diretora
(assinatura e carimbo)


GRADE CURRICULAR - 2004
ENSINO FUNDAMENTAL



OBSERVAÇÕES:

1. As aulas de Educação Física são ministradas a partir da 1ª Série, por professor especializado;
2. Todas as aulas têm duração de 50 minutos;
3. São oferecidas, como aulas opcionais, Balé e Judô, para as classes de 1ª a 4ª séries;
4. No ano letivo de 2004 serão oferecidas somente classes de 1a. e 2a. Séries.

São Paulo, 12 de janeiro, 2004

COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE
RELAÇÃO DE PESSOAL
(exemplo ilustrativo)

COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE
CALENDÁRIO - 2004





Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade


Projeto interdisciplinar para 6º do Ensino Fundamental II
  • Envie
6º Ano
Título: Projeto Pluralidade – diferenças sociais e sua diversidade
Objetivos:
• Levantar a discussão sobre as diferenças sociais e sua diversidade em escala mais próxima do aluno: seu dia a dia, seus colegas, seus interesses e costumes.
• Possibilitar a discussão da diferença como parte do nosso cotidiano e inerente ao ser humano.
• Estabelecer a importância do respeito às diferenças entre os colegas.
• Tornar a discussão sobre as diferenças e diversidades sociais interessante do ponto de vista do aluno, possibilitando o crescimento pessoal deste indivíduo como cidadão transformador da sociedade.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

Tempo
O projeto, caso você tenha um tempo pequeno, tem a possibilidade de ser desenvolvido em um mês. Entretanto, como o tema é bastante abrangente, instigante e promove resultados significativos depois das atividades realizadas, poderá se estender para três meses, isso com o trabalho em conjunto entre os professores. 
E ainda, por ter possibilidade para lançamento de discussões no blog, ao longo do tempo, é um projeto que poderá ser alimentado o ano todo com novas leituras e discussões pertinentes.
Sobretudo o projeto certamente poderá ser pensado de forma oportunista e pontual caso ocorra algum evento na escola ou socialmente em que essa discussão seja pertinente e importante.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Movie Maker, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Blogs, Filmes.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 – Reflexão com base no senso comum - assistir a um filme. 
Inicie sua aula comentando com os alunos que geralmente a gente pensa que o nosso jeito de ser e de fazer é o normal e nos comparamos com os colegas e com as pessoas à nossa volta. Porém, quando consideramos o outro parecido conosco, aprovamos. Mas quando achamos diferente, diverso, é comum acharmos “errado” ou simplesmente esquisito. Desta forma, pensamos um pouco: será que é mesmo possível que as pessoas tenham jeitos de ser iguais? Será que podemos dizer: aquela pessoa é esquisita, aquela outra não? E aqueles que nós consideramos esquisitos, o que pensam de nós?
Se olharmos para o mundo, vamos encontrar muitas coisas que parecem ser iguais, mas são bastante diferentes! As árvores, por exemplo, tem um jeitão mais ou menos parecido, mas de perto, são diferentes entre si. Mesmo aquelas de um mesmo grupo, de uma mesma espécie, não crescem iguais.
Em seguida questione os alunos: O que você gosta de fazer? Como você costuma assistir às aulas em sua escola? Enfim, como é o “seu jeito de ser”?
Depois de refletirem a este respeito proponha que investiguem essa história de igual e diferente para conhecer os outros à nossa volta. Assim sensibilizados para o tema, poderão, então, elaborar uma entrevista com as pessoas próximas a eles para buscarem outras “formas de viver”. Portanto, solicite que façam como tarefa de casa, a pesquisa abaixo: 

Atividade 2 – Pesquisa prática - entrevistas
Pesquisar um pouco mais?
A) Entreviste seus colegas, pais e vizinhos. Para isso, utilize as perguntas abaixo e depois leve os resultados para dispor na sala de aula.
1. Qual é o seu nome?
2. Faixa etária de idade: 
( ) 7 a 14 anos – ( ) 15 a 21 anos – ( ) 22 a 29 anos – ( ) 30 a 40 anos –
( ) 41 a 50 anos e de ( ) 51 em diante.
3. Como você costuma estudar em casa?
4. Como você costuma assistir às aulas?
5. O que você gosta de fazer nos horários livres?
6. O que é mais legal na escola/trabalho?
7. O que é menos legal na escola/trabalho?
8. O que você gosta de comer?
9. O que você come, normalmente, em sua casa?
10. Por que você come esse tipo de alimento normalmente?
11. O que você acha das pessoas que são diferentes de você?
12. Você acha que é possível viver bem com as diferenças entre as pessoas? Como?
Atividade 3 – organização de blog a partir do resultado das entrevistas. Exposição dos resultados – gráficos – Excel. (Apresentação dos resultados em Power Point, Movie Maker, Cartazes, etc.)
Inicie a aula questionando os alunos sobre a experiência que tiveram em fazer a pesquisa. Quais os costumes, gostos e preferências dos entrevistados? O dia a dia deles pode trazer ao coletivo diferenças interessantes a serem exploradas?
Depois de um bate papo os alunos apresentam os resultados das discussões e pesquisas. Que tal organizar um blog para isso? Ele é um espaço onde podemos mostrar nossas discussões e, ao mesmo tempo, ver o que pensam outras pessoas que acessarem o blog. Podemos também repassar os dados das entrevistas para o Excel e criar os gráficos. A atividade de apresentar a estatística pode ser acertada com os alunos de maneira que se juntem em grupos e, quando ficarem prontas, apresentam em Power Point, ou Movie Maker ou em Cartazes que serão espalhados ou expostos pela/para a escola.
Atividade 4 – criação de painel temático com recursos diversos
Proporcionar discussões enriquecidas com as histórias pessoais e dos entrevistados poderá ser organizada nas diversas formas citadas neste projeto. 
Temas pertinentes as questões das diferenças e diversidades sociais presentes na realidade dos alunos se fazem presentes permanentemente devido a diversidade do nosso país.
Um grande painel digital (power point, blog, Word, etc.) para novas discussões, leituras de jornais e revistas que estão sempre trazendo casos de intolerância, diferenças sociais, bullyng que surgem a todo instante, pode ser construído. Portanto, sempre que for oportuno retome os temas juntamente com seu conteúdo.
Atividade 5 – Debate em sala – filmes, pesquisa na internet, entrevistas, leitura de artigos em jornais, revistas, mídia televisiva, etc.
Professor outra atividade possível para dinamizar mais o seu trabalho é desenvolver debates sobre as virtudes. Escolha algumas virtudes que você pensa estar de acordo com os seus princípios, de seus alunos e os da escola, separe-as por interesse dos alunos e as distribua em sala para que debatam. 
Crie vários grupos na sala de aula (ou outro espaço possível) e cada um deverá discutir entre eles sobre o tema sugerido por você. Em seguida a reflexão dos grupos, eles apresentam a síntese do que foi discutido. 
Depois do debate proponha que pesquisem sobre os temas em alguns veículos de comunicação, em vídeos, entrevistando pessoas, pesquisando na internet, etc. Retome o tema no debate entre os grupos para analisarem se a primeira opinião do grupo ainda permanece após estarem com uma bagagem teórica maior. 
Pontue com seus alunos que o tema gera conflito, desenvolve o exercício da cidadania na construção de pessoas autônomas, transformadoras da sociedade e de sua realidade, portanto, deve ser trabalhado com respeito e ética em todo processo.

Atividade 6 - Trabalho com música – interpretação da letra e paródias
A partir da letra da música de Charlie Brown – “Vícios e Virtudes” ou “Racismo é Burrice” e “Até Quando” do Gabriel Pensador, aborde e reflita criticamente com seus alunos sobre a diferença e a diversidade social.
Solicite que selecionem frases que falam de cidadania, de atitudes, de diferenças e de outras virtudes que escolherem. Em seguida acessem a música no youtube e a escutem. Depois cada equipe deve criar uma paródia sobre os temas abordados e apresentar para a turma ou para a escola, como fechamento da atividade.
Atividade 7 - Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa.
• Sugestão- construir um jornal com os alunos. Veja a sugestão no link: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010). Ele detalha como você pode criar um jornal com seus alunos. 
• Sugestão - trabalhar com o Jornal em sala de aula, analisar os artigos que se apresentam nele e retirar destes, os temas desejados. Veja as sugestões de links: 
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
• Sugestão - produzir poesias, textos de cordel, poemas e outros que você achar interessante para esta atividade.
• Sugestão – Construa, depois dos textos prontos, “varais das virtudes” – estender barbantes no pátio da escola como se fossem varais de roupas e colar os textos produzidos. Dessa forma toda a comunidade escolar terá acesso a leitura desses textos. Caso você queira pode construir um mecanismo de votação dos textos produzidos e premiar estes alunos autores.
História.
• Sugestão - trabalhar com a pesquisa na internet. Divida a turma em grupos por regiões brasileiras e encaminhe-os para o computador onde farão uma pesquisa sobre a diversidade e diferenças da região que o grupo ficou responsável. Depois da pesquisa pronta cada grupo informa aos colegas o que aprenderam com a investigação. Aqui é importante preparar um instrumento de pesquisa, com o que você deseja que os alunos pesquisem para direcioná-los e ajudá-los sem perder tempo.
Geografia.
• Sugestão – utilizar a mesma metodologia acima, porém a pesquisa será com base nos espaços geográficos. Por exemplo: depois de feita a pesquisa comparar as regiões e verificar qual que apresenta um índice maior de incidência dos temas. Depois da pesquisa realizada os alunos podem produzir textos no aplicativo Word, bem como preparar uma apresentação para a escola ou outros colegas (trabalho em grupo) com os aplicativos Power Point e Movie Maker, nas aulas de Informática. Neste caso além de aprenderem a utilizar a ferramenta os alunos estarão reforçando o a aprendizagem do conteúdo. Você pode fazer uma votação para escolher os melhores trabalhos produzidos.
Arte.
• Sugestão – Produzir cartazes e colocá-los em pontos estratégicos de visualização na escola. Deixar um cartaz em branco, junto aos outros cartazes, para que as pessoas que por ali passarem, deixem a resposta para a seguinte pergunta: como pratico a lealdade, a generosidade, a ética, etc no meu dia a dia? Usar os resultados para estudo na sala de aula.
• Sugestão – Com o celular, os alunos devem tirar fotos, em casa ou no bairro, de atitudes que apresentam as virtudes trabalhadas. Em seguida, com a ajuda do professor de Informática ou nas aulas no laboratório de informática, eles podem baixar e gravar as fotos inseri-las em um aplicativo como Power Point ou Movie Maker e apresentar aos colegas. Nesta apresentação eles devem colocar um fundo musical, frases importantes que representem a imagem e também uma legenda para facilitar a leitura visual da foto.
Filosofia.
• Sugestão – com os debates feitos em sala, construam textos síntese e solicite que os alunos, usando a técnica de apresentação “mesa redonda”, façam comunicações sobre estes textos para os colegas e, se possível, a comunidade escolar. 
• Sugestão – criar o “Espaço Filosófico” na escola, o qual reúne grupos de alunos de várias idades para refletirem sobre as diferenças e diversidades que existe na escola e na sociedade. Os alunos podem se inscrever para participar das assembléias, as quais podem ser uma vez por semana ou uma vez por mês. Determine o tempo de duração e a quantidade de alunos para cada encontro. Sistematize o tempo de reflexão e converse com os alunos sobre a importância deste espaço para expor situações que os incomodam, bem como contar as atitudes que tiveram para fazer valer o que se discute. Desta forma os alunos exercem a cidadania de maneira democrática e consciente, aproximam os pais da escola e, a partir daí podem transformar a sociedade, a relação e o respeito com o outro.
• Sugestão – Este “Espaço Filosófico” pode receber profissionais, pais e outras pessoas para dialogarem a respeito de assuntos que seja de interesse do grupo. 
• Sugestão - Os próprios alunos podem, depois de alguns debates e leitura de artigos, preparar palestras sobre determinados temas e apresentá-las na escola para os outros colegas e/ou comunidade escolar. Estas palestras podem conter cenas de filmes, imagens, vídeos instrutivos, etc.
Matemática.
• Sugestão – Solicite ajuda do professor de informática se for necessário e proponha aos alunos que criem gráficos com os dados das pesquisas feitas. Cada grupo se responsabiliza por construir os gráficos com os dados de sua região e apresentar aos outros colegas. Você pode também, para que todos os grupos tenham acesso a tudo, pedir que cada grupo envie, por e-mail, os dados de sua região para um representante do outro grupo. Este, por sua vez, ficará responsável por repassar para os colegas de sua equipe.
Avaliação
A avaliação se dará com o envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. Como sugestão você pode criar uma tabela onde poderá anotar a participação nas atividades, a consistência dos trabalhos realizados, a qualidade do material apresentado, etc, de cada um de seus alunos.
Algumas Fontes para o professor:
Texto 1 
http://www.pucp.edu.pe/ira/filosofia-peru/pdf/arti_filo_latino/tolerancia.pdf
Trabalho sobre o conceito de tolerância, identidade e diversidade.
Texto 2 
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
Trabalho sobre a questão no espaço escolar. Atente para a bibliografia ao final deste trabalho, sobretudo ao artigo do Prof. Dr. Kabenguele Munanga.
Texto 3 
http://www.palmares.gov.br
Artigo sobre virtudes




Pluralidade Humana: outros lugares


Projeto interdisciplinar para 8º ano do Ensino Fundamental II.
  • Envie
8º Ano
Pluralidade Humana: outros lugares
Objetivo:
• Conhecer parte da diversidade humana sobre a Terra. Os costumes, as crenças e o modo de viver.
• Perceber o quão parecido todos nós somos independentemente da língua ou das comidas. Olhar para as fronteiras de uma maneira diferente: são construções políticas que não refletem as identidades humanas mais intrínsecas.
• Compreender a diversidade humana como uma riqueza cultural.
• Envolver o trabalho, com os alunos, nas diversas disciplinas por meio de diferentes atividades.

Tempo
É um projeto para, no mínimo, um semestre. Há algumas possibilidades de sistematização da discussão que poderão ser utilizadas para cada etapa da pesquisa ou debate, podendo todas elas ser parte de um jornal eletrônico. Como todo jornal, poderá ser um produto final só ou algo “vivo” e constantemente atualizado pelos alunos a partir de novas discussões e pesquisas.
Recursos
Computador com Word, Excel, Power Point, Internet Explorer, Material para cartazes e desenhos como canetas coloridas, Imagens de revistas e jornais, fotos, cola, tesoura, Filmes do site Porta Curtas, Blogs, Google Earth.
Um Caminho Possível (Encaminhamento Metodológico)
(Professor estas atividades devem se adequar a sua hora aula, podendo durar o tempo que achar necessário. Estruture as atividades da forma que melhor lhe convier)
Atividade 1 - Pesquisa
Professor, o trabalho poderá ser desenvolvido em três direções concomitantes ou em uma de cada vez: 
• pesquisa sobre os países e suas populações;
• pesquisa sobre a culinária típica dos países; 
• entrevistas com os pais e avós.
O importante é fazer a sistematização por etapas, impedindo que sobre muito material a ser organizado ao final do trabalho. Por exemplo:
• a pesquisa de comidas típicas pode virar um bom guia turístico antes de fazer parte
do jornal eletrônico da turma ao final do trabalho. Como é um trabalho extenso de pesquisa, pode-se preparar seminários de trocas de informações ao longo do semestre/ano.
• Uma Copa do Mundo num país distante da África mostra algumas realidades que parecem ser bem parecidas com as nossas. Este é um ano de Copa do Mundo. Em que lugar será? Como vivem as pessoas desse lugar? Qual é a história desse lugar? Como estudam as pessoas nesse lugar? Como vivem as pessoas de outros lugares diferentes do seu?
• Às vezes, uma tragédia como aquele terremoto que arrasou a capital do Haiti ou o
Terremoto do Chile de 8.8 de magnitude neste ano, nos traz informações sobre lugares distantes que nem fazíamos idéia que existiam ou conhecíamos muito pouco. 

A diversidade de lugares e sociedades espalhadas pela Terra é imensa! Pessoas com crenças religiosas diferentes, com modos de vida distintos. Que tal conhecer alguns lugares e sociedades diferentes da sua? Seus modos de vida e suas crenças? Sua condição de vida?
Atividade 1 - Filme
Vamos começar assistindo ao curta We Belong. Dará uma boa amostra da diversidade humana no planeta e, por meio de uma preocupação que parece ser global: um mundo melhor possível. É um bonito documentário sobre um encontro mundial que ocorreu aqui mesmo no Brasil, no Rio Grande do Sul. Foi o Fórum Social Mundial de 2003 que “juntou” gente de todo canto do mundo para discutir maneiras de viver com as quais mais gente pudesse ser feliz. 
Link para o vídeo: We Belong – Uma Celebração da Diversidade.
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1481 (acesso em 02/03/2010)
Gênero Documentário Diretor Sérgio Sá Leitão Ano 2003 Duração 26 min
Cor Colorido Bitola Vídeo País Brasil Local de Produção: RJ
Solicite que os alunos anotem as falas, nome das pessoas e os lugares de onde vem, que lhe chamarem atenção. Depois peça que os alunos fiquem em um grande círculo e discutam o que anotaram e qual o ponto de vista deles em relação ao que foi falado por essas pessoas.
Atividade 2 – Pesquisa na Internet
Nesta atividade os alunos vão trabalhar com pesquisa na internet. Divida-os em grupos para facilitar a distribuição dos países a serem investigados. A internet pode nos dá uma grande ajuda para conhecermos outros lugares. Informações sobre a geografia (localização, fronteiras, bandeira), a população (quantos são, qual é a esperança de vida, nível de educação), economia (quais as principais atividades, produtos de exportação, balança comercial) e assim por diante.
Caso seus alunos estejam com o seu inglês bem afiado, poderão consultar o The World Factbook disponível no sítio da Agência Central de inteligência dos EUA no link abaixo:
https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html (acesso em 02/03/2010)
Escolha quais os países do mundo que deseja que façam a investigação, ou eles mesmos podem escolher o que gostariam de pesquisar e distribua nas equipes. Assim, cada equipe pesquisa e arquiva as informações. geografia, população, governo, economia e outras que você solicitar.
Este outro link: http://www.atlapedia.com/online/search.htm (acesso em 03/02/2010) também em inglês, traz informações interessantes, mas bem menos completo.
Os alunos também podem pesquisar nas páginas dos grandes jornais brasileiros ou estrangeiros. Prepare um roteiro de pesquisa para eles se organizarem. O roteiro pode trazer por exemplo, o nome do país, população, nível de educação, culinária, etc.
Atividade 3 – Pesquisa na Internet - em guias de viagens – em livros nas bibliotecas
Podemos conhecer bastante um povo a partir daquilo que ele come! A partir das suas comidas tradicionais! Que tal fazer uma pesquisa (deliciosa) sobre o assunto?
Os ingredientes, mais que os pratos em si, podem nos dar informações importantes, como, proximidade do mar ou de rios. Dieta preferencialmente vegetariana ou carnívora. Variedade de ingredientes e grupos alimentares.
A pesquisa pode ser feita por meio da internet ou você poderá consultar guias de viagens e livros especializados na biblioteca da sua escola ou na biblioteca municipal mais próxima!
Atividade 4 - Entrevistas
Solicite aos alunos que realizem entrevistas com pais e familiares. Elas poderão revelar coisas interessantes sobre seus antepassados, caso eles tenham sido imigrantes! Isso pode trazer conhecimentos sobre a cultura do povo de origem, suas crenças, sonhos, modos de viver no lugar de onde vieram, seus pratos típicos e que mais gostam, e igualmente saber como era a educação no tempo e lugar onde estudaram.
Para esta entrevista prepare um roteiro para eles conduzirem melhor as informações coletadas.

Atividade 5 - Organizando o conhecimento...
Chegou a hora de apresentar o resultado de todo o trabalho que os alunos tiveram. Você agora tem muito material de pesquisa e poderá elaborar muitas formas diferentes e mídias para mostrar o que aprendeu! Vou dar algumas dicas, mas use sua criatividade!
Veja as sugestões de ideias abaixo nas diversas disciplinas. 
• Jornal Eletrônico com fotos, mapas e até as receitas que mais gostou! (pode ser em formato de blog, em publisher (salvo em pdf) , distribuir por e-mail aos colegas, ou no Word, bem simples, e depois publicado como hotsite no site da escola e enviar por e-mail a um grupo selecionado de “assinantes” - comunidade escolar)
• Um pequeno documentário aproveitando uma entrevista com um avô, por exemplo, que tenha sido muito legal! Este documentário poderia ficar no seu jornal eletrônico ou numa página no site da escola. 
• Um álbum eletrônico on line para mostrar a diversidade de pessoas e modos de viver que você encontrou em suas pesquisas. Ele poderá ser construído no aplicativo Movie Maker.
• Organizar um folheto eletrônico de uma empresa de turismo contando como são os lugares que vocês pesquisaram! 
• Apresentar um momento sobre a Investigação das Nações, proporcionando aos ouvintes o conhecimento sobre as características dos outros países em relação ao Brasil.
• A culinária dos países pode ser apresentada num evento como, por exemplo, a “Feira Gastronômica das Nações”. O que acha? Os alunos têm o resultado da pesquisa e muitas famílias têm no seu interior pessoas advindas dos mais diversos lugares do planeta. Elas podem auxiliar na preparação da culinária.
Enfim, coloque sua criatividade em ação para mostrar essa diversidade toda de gente pelo planeta!
Atividade 6 – Trabalhos em colaboração com outros professores de diferentes disciplinas
Língua Portuguesa – Texto e a Gramática - Produção de um jornal
Sugestão1: os textos propostos para o projeto podem ser usados na aula de Português para desenvolver os conteúdos da disciplina.
Sugestão 2 - construir um jornal com os alunos. Veja nos links abaixo ideias sobre o desenvolvimento e procedimentos que devemos ter na construção de um jornal em sala de aula. Você pode solicitar aos alunos alguns assuntos para o jornal como, por exemplo, curiosidades e característica dos países investigados, trazendo à tona a pluralidade cultural e humana existentes no planeta Terra.
Veja as sugestões de links: 
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/08/projeto-o-jornal-em-sala-de-aula.html (acesso em 02/03/2010)
http://www.scribd.com/doc/14779897/Projeto-Para-a-Atividade-7-Jornal-Na-Sala-de-Aula (acesso em 02/03/2010)
http://www.cartanaescola.com.br/edicoes/20/o-jornal-na-sala-de-aula/ (acesso em 02/03/2010)
Caso exista a possibilidade da escola fazer parceria com uma gráfica da região e outras empresas que subsidiem a produção e impressão do jornal, após sua construção ele pode ser distribuído na comunidade. Aproveitem para inserir mais informações ou programas da própria escola. Assim vocês terão condições de aproximar os pais nas atividades escola e família.
Se as possibilidades foram menores, prepare o jornal para ser distribuído e/ou deixado em cada sala de aula para que os alunos de outras turmas leiam e conheçam um pouco mais sobre outros países.
História - Pesquisa na Internet – Produção de mapas 
Sugestão 1 – Na pesquisa da internet os alunos deverão investigar sobre o que você solicitou com base no relatório entregue ao grupo. Isto pode ser digitado no aplicativo Word (nas aulas de informática) e depois, cada grupo, deve apresentar para a turma toda os resultados da pesquisa. 
Sugestão 2 – nas aulas de Artes os alunos podem produzir mapas representando as regiões pesquisadas e depois expor para a escola. Estes mapas devem ter legendas identificando os pontos da pesquisa, como por exemplo, a culinária do país pesquisado.
Filosofia - Visita na escola
Sugestão 1 – os alunos podem convidar, para vir até a escola, alguém que tenha nascido e vivido e depois imigrado, dos países pesquisados para falar um pouco mais da história para a turma. (nas aulas de Filosofia)
Geografia - Pesquisa na Internet – Mapa Turístico – Google Earth
Sugestão 1 – com base nos lugares geográficos pesquisados apresentar onde fica cada país no globo. Professor para os alunos localizarem os lugares dê o endereço a eles. Pode ser com base nas duas linhas (latitude e longitude) ou o aluno pode buscar o endereço por meio da observação de acordo com os elementos de base conhecidos como, por exemplo: hemisférios..., vizinhos dos países... etc.
Sugestão 2 – que tal criar um mapa turístico do país investigado? Construindo um mapa e usando diversas representações cartográficas, mostrar as regiões turísticas deste país, sua culinária, parques, pontos turísticos, etc.
Sugestão 3 – no Google Earth (aplicativo da internet) os alunos localizam os países pesquisados e mostram aos seus colegas. Fazem a relação de sua localização (no mundo, país, região, estado, município, capital, bairro, escola) e apresentam a todos. O link: http://www.ziggi.com.br/downloads/tutorial-como-usar-o-google-earth (acesso em 02/03/2010) é um tutorial de como trabalhar com esta ferramenta (Google earth). O download é grátis. Na internet existem diversos outros exemplos de como usar o Google Earth, um deles vai servir para sua necessidade. Conheça a ferramenta antes de usar com seus alunos. Apesar de que eles têm uma habilidade enorme para trabalhar com diferentes tecnologias. Quem sabe um aluno pode explicar aos colegas com facilidade como usar esta ferramenta! Peça ajuda!
Arte - Cartazes e Jogos construídos pelos alunos com base nos conteúdos estudados
Sugestão 1 – os cartazes produzidos devem ser colocados em pontos estratégicos de visualização na escola. Como sugestão eles podem colocar como título ”Conheça outro país” e no cartaz distribuem as pesquisas feitas e o material produzidas nas aulas como a culinária, o clima, os pontos turísticos, etc.
Sugestão 2 – que tal construir diversos jogos com seus alunos que resgatem as informações que julgar mais importante nesta pesquisa feita por eles?. Existem vários jogos, os quais você pode retirar idéias. Os próprios alunos podem ter em suas casas jogos que abordam o tema do projeto.
Matemática - Excel – Gráficos - criação de situações problema
Sugestão 1 – como o Google Earth possibilita as informações desses dados quantitativos, podem-se criar tabelas das distâncias e trabalhar com conteúdos pertinentes ao ano de ensino. Quando os alunos estiverem de posse dos dados o professor de Matemática, com a ajuda do professor de Informática, pode entrar em ação ensinando como usar o aplicativo Excel para inserir os resultados adquiridos das pesquisas e construir gráficos que representem as informações pesquisadas. 
Sugestão 2 – criar situações problemas retiradas destas investigações e das dúvidas dos alunos reforça o conteúdo a ser trabalhado e possibilita o trabalho em equipe, que é o ideal para desenvolver este projeto de maneira significativa.
Algumas fontes para você professor!
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf (acesso em 02/03/2010)
Documento sobre Pluralidade Cultural nos PCNs do MEC.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/plu_l.php?t=001 (acesso em 02/03/2010)
Traz alguns links interessantes sobre a pluralidade cultural.
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1362 (acesso em 02/03/2010)
Prof. Dr. José Antônio Vasconcelos (FFLCH – USP) problematiza a questão do debate sobre a pluralidade cultural no espaço escolar
.




Geografia

Conflitos étnicos e intolerância

Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Objetivos

1) Conhecer os principais conflitos étnicos nos dias atuais.
2) Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual. 
3) Discutir os antagonismos existentes entre grupos culturais e as dificuldades de assimilação das diferenças. 
4) Representar as discussões em sala de aula na linguagem de quadrinhos.

Estratégia

1) Abordagem em sala de aula dos principais conflitos étnicos do mundo atual. 
2) Levantar em sala de aula as formas de preconceitos que podem ser verificadas no dia-a-dia e na comunidade na qual os alunos vivem. 
3) Pesquisar a influência da discriminação no mundo do trabalho. 

Proposta de trabalho em grupo

A seqüência dos quadrinhos sugere uma reação em cadeia de posturas preconceituosas. Tire uma cópia para cada grupo e peça que desenvolvam a proposta de trabalho que segue. 
Clique aqui e aqui para ver a seqüência de quadrinhos e imprimi-la.
1. Escrever falas nos balões a partir das imagens sugeridas por cada quadrinho. 
2. Pensar um título para a história e escrever no primeiro quadrinho em branco. 
3. Colorir os quadrinhos. 
4. Fazer uma capa para o trabalho. 
5. Colocar o nome dos elementos do grupo na contracapa. 

Conclusão da atividade

Os trabalhos podem ser discutidos e expostos em mural em sala de aula ou qualquer outro espaço adequado da escola.






A utilização dos números no cotidiano

Planejamento para disciplina de Matemática – 2º Ano do Ensino Fundamental I.
  • Envie
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Os números em nosso cotidiano 
Ano de ensino: 2º ano
Tema: A utilização dos números no cotidiano
Objetivo: 
Perceber a importância dos números em diversas situações do nosso cotidiano.
Material: 
Cartolina, lápis, borracha e lápis de cor.
Conhecimento prévio: 
É necessário que a turma conheça os números para realizar a atividade proposta. 

Atividade motivacional: 
Questione os alunos sobre a importância dos números em nossa vida, pois os usamos em várias situações do nosso cotidiano. Instigue a turma para saber quais os exemplos de utilização de números que podem ser citados.
Encaminhamento metodológico: 
Após essa conversa inicial, confeccione, juntamente com a turma, um cartaz grande, com algumas questões e respostas de todos os alunos.
Depois de pronto o cartaz com todas as informações, exponha no mural da sala. É uma oportunidade de todos conhecerem um pouquinho mais sobre seu colega. Segue exemplo:
Outra sugestão é usar a foto do aluno e colocar essas informações numa folha individual, para depois expô-las no mural.
Avaliação:
Entregue a avaliação para o aluno numa folha branca, apenas com o enunciado e as imagens. Segue exemplo:
Circule os desenhos das situações cotidianas que envolvem números.
Outra sugestão de avaliação seria procurar imagens, em revistas, de situações em que a utilização dos números é imprescindível. Ex.: fazer uma ligação do celular.


Escravidão: ontem e hoje

Introdução

Promover a reflexão sobre a utilização da mão-de-obra escrava no Brasil favorece o estabelecimento de relações entre passado e presente - e possibilita debater sobre a condição da população negra na atualidade.

Objetivos

1. Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial.


2. Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças

História do Brasil

.

Estratégias

1. Leve a sala de aula reportagens e notícias diversas sobre o trabalho compulsório na atualidade: exploração de trabalhadores brasileiros que migram para outras regiões, em busca de melhores condições de vida; e de estrangeiros que vêm ao país e são submetidos a situações degradantes. Oriente os alunos para que façam a leitura individualmente.


2. Depois de realizada a leitura, solicite que exponham os principais fatos. Os alunos que tiverem lido o mesmo texto podem ajudar a sintetizar as principais informações.



3. Escreva na lousa o significado da palavra escravidão e faça uma explanação sobre o tema. É fundamental que a questão econômica seja evidenciada, desde que o professor a relacione a outros aspectos, como, por exemplo, as teorias sobre inferioridade e superioridade das raças.

Atividades

1. Faça uma tabela na lousa, dividindo-a em duas colunas: "passado" e "presente". Peça a ajuda dos alunos para preencher a tabela com as características da escravidão. Isso deve ser feito depois da leitura do texto"Escravidão ontem e hoje: o trabalho compulsório ainda existe no Brasil".


2. Depois da organização da tabela, oriente os alunos para que, utilizando material reciclável, produzam, individualmente, um trabalho (escrito ou imagético) que represente suas opiniões sobre a escravidão. Os alunos podem escutar, durante a elaboração da tarefa, músicas que tratem do tema.



3. Solicite que alguns alunos expliquem seus trabalhos aos colegas.





Plano de Aula


Introdução 

O plano de aula pretende colaborar com o trabalho pedagógico, oferecendo um material que se propõe a explorar, transmitir dados, atualizar conceitos e ensinar sobre vários temas.
Através dos gibis, podem ser mostrados que nem sempre os textos são formados por várias frases. Há textos com uma única palavra, como nos casos das placas de trânsito escrita "PARE" que neste caso, constitui uma frase. E também há textos sem palavras com o objetivo de mostrar a leitura de imagens.
Em quadrinhos pode-se trabalhar a narrativa para transformá-la em prosa, solicitando a reescrita ou outro final e que seja lida para a turma, apresentando autonomia, narrando com coerência e seqüência dos fatos. Outra maneira é a comparação em linguagem verbal e não verbal.
A história em quadrinhos caracteriza-se por combinar a imagem ao texto escrito quando tem, encerra discursos diretos, ou seja, as frases são curtas, faz-se uso de onomatopéias (palavras que representam alguns tipos de sons ou ruídos), que enriquecem as histórias e reforça as idéias de barulho e movimento. Além de enriquecer traços fisionômicos caracterizando sentimentos, empregando também símbolos iônicos convencionais para expressá-los.
O corpo das letras e suas repetições assim como os sinais de pontuação, relacionam-se com ênfase o que os personagens atribuem ao que dizem.
A leitura através dos quadrinhos, portanto, é também entendida como uma situação efetiva de interlocução leitor/autor, de reconstrução do sentido do texto, de exploração das propriedades discursivas e textuais, ajudando muito na compreensão da leitura e a ler elementos implícitos, estabelecendo relações entre outros textos já lidos, atribuindo vários sentidos, justificando e validando sua leitura e localizando elementos discursivos.
Requer que o leitor articule o tempo todo, os conhecimentos que já possui e a compreensão do sistema de leitura e escrita construindo inferências e antecipações sobre o que está lendo.

Um pouco de informação

Pesquisa sobre as histórias em quadrinhos
 (CHICO BENTO)

A revista Chico Bento de Maurício de Souza com o subtítulo Natureza destina-se às crianças de todas as idades, mas especialmente as que estão na idade do ensino fundamental 1, por se tratar de problemas atuais e em discussão por todo o planeta como: o desmatamento, a poluição do ar e dos rios provocadas pelas fábricas, ônibus, esgoto e a poluição sonora causado pelos carros, além da falta de identidade e amizade entre as pessoas. Com o título muito apropriado e assuntos atualíssimos, faz com que se pare para pensar antes mesmo de se aprender a ler.
Numa apresentação gráfica bem cuidada, como em todas as publicações de Maurício de Souza, que muito zela pelo primor de seus trabalhos, principalmente por se tratar de um publico jovem em formação, com clareza, versatilidade, um colorido bonito, textos primorosos com frases curtas e diretas, de fácil compreensão. Mostrando, de que forma, o homem pode levar o progresso às cidades sem prejudicar o meio ambiente de uma forma descontraída e alegre, despertando na garotada de todas as idades a consciência ecológica.
A revista é da coleção "UM TEMA SÓ: NATUREZA", com ações claras dos personagens e os episódios bem compreendidos, apresentando sugestões natureza.conscientizadoras de comportamento ambiental diante da destruição da



Plano de Aula

Tema: Revista em quadrinhos. 
Sub-tema: As classes gramaticais. 
Publico alvo: Alunos do 4º e 5º anos. 
Duração: Duas semanas 

  • - Finalidade
Aprofundar os conhecimentos abordados ao longo do ano letivo envolvendo aspectos pedagógicos importantes, produções textuais e desenhos, para resultar em: álbuns, cartazes e revistas em quadrinhos, para ser recontadas, apresentadas oralmente, apreciadas, discutidas e debatidas. 

  • -Objetivo geral
  • Possibilitar a compreensão das características do discurso oral e escrito ao reproduzir o reconto, com atividades que descrevam personagens e cenários, apresentando diálogos, evitando repetições com uso de pontuação.
  • Organizar parágrafos, levando em conta a qualidade da linguagem, coerência das idéias, utilização dos recursos.
  • Identificar o trabalho de pesquisa.
  • Fixar os conceitos das classes gramaticais, revisando.



  • - Objetivos específicos
  • Combinar a imagem ao texto com discurso direto dos personagens.
  • Produzir linguagem significativa para a leitura e reflexão como referencial para a reprodução de novos textos.
  • Confrontar idéias.
  • Ler e registrar informações através de desenhos e textos.
  • Compreender o trabalho com a gramática, suas inter-relações e possibilidades de classificação, seus efeitos decorrentes dos usos efetivos no contexto lido.
  • Perceber e decidir que recurso utilizar para significar qual léxico é mais adequado para garantir os sentidos.

  • Recursos

    Revistas em quadrinhos diversas;
    Papel ofício;
    Cartolina;
    Lápis de cor, lápis comum, borracha.
  • Conteúdo
    • Criação e produção de histórias em quadrinhos com ênfase nas classes gramaticais.
    • Linguagem oral e escrita: usos e formas.
    • Produção de revistas em quadrinhos pelos alunos.
  • Socialização.


  • Habilidades
  • Linguagem oral: usos e formas- Participar com adequação de situações de comunicação direta e imediata.
  • Fazer inferências a respeito de alguns elementos de intencionalidade.
  • Reconhecer o papel contextual e o papel complementar de elementos lingüísticos e não lingüísticos para conferir significação do texto.
  • Identificar e reconhecer as classes gramaticais dentro do texto.
  • Utilizar a linguagem oral em diversas situações.
  • Identificar informações que sejam relevantes para a compreensão do texto.
  • Fazer leitura compartilhada, oral e silenciosa.


    Ações metodológicas
  • Roda de conversa.
  • Conversa informal sobre as revistas em quadrinhos, gêneros e tipos textuais e autores de revistas em quadrinhos.
  • Identificação das marcas discursivas para reconhecimento de intenções, valores, preconceitos veiculados no discurso a partir do trabalho com o discurso direto ou indireto.
  • Leitura de imagens.
  • Levantamento de algumas biografias de autores de revistas em quadrinhos para serem lidas na sala.
  • Discussão sobre temas nos quadrinhos.
  • Levantamento prévio do conhecimento dos alunos a respeito do assunto e de textos que serão trabalhados.
  • Trabalho com entonação e pontuação na linguagem oral, reconhecimento das classes gramaticais na oralidade.


  • Criação das revistas em quadrinhos pelos alunos com orientação da professora.
  • Produção de texto individual no caderno e correção.
  • Perceber e ensinar o valor expressivo dos sinais de pontuação e classes gramaticais.
  • Reconhecer a relação entre imagem e texto verbal e não verbal na atribuição do sentido textual.
  • Perceber a importância das classes gramaticais no texto.
  • Solicitar pesquisa sobre autores e revistas.


  • Levantamento das informações: pessoa, finalidade, publica alvo, tempo verbal, título, autor, rimas, etc.
  • Discutir o sentido global dos textos.
  • Solicitar pesquisa sobre outras histórias.
  • Promover visita à biblioteca.
  • Confeccionar uma revista gigante com a participação dos alunos.
  • Solicitar reconto escrito, comparar as histórias com leitura oral feita pelos alunos, discussão e debate.
  • Escolher alguns alunos para fazer a representação da história, sendo um narrador e os outros personagens.
  • Confecção das revistas. Entregar folhas de ofício e cartolina (para fazer a capa).
  • Solicitar que os alunos passem para as folhas de ofício suas histórias, orientando-os a dividi-las em quadrinhos.
  • Orientar para que façam ilustrações bem coloridas, contextualizando-as.
  • As frases devem ser curtas e diretas, ilustradas durante o trabalho.
  • Propor que identifiquem as classes gramaticais e destaquem no texto.
  • Fazer a leitura individual das histórias.
  • Socializar com trocas para a leitura, depois ser levadas para casa e saber a opinião dos familiares até por escrito.


  • Conclusão

O homem produz linguagens, transforma outros homens com ela e transforma também a si mesmo por meio da interação com o mundo. A linguagem, portanto, não é um objeto que pode ser aprisionado e controlado, pois está em constante transformação. Assim, uma palavra ou um símbolo pode ter um significado unívoco, quando tomados isoladamente, fora do espaço sócio-interativo, mas seu sentido só se revela a partir do contexto ou situação na qual estão inseridos. 
É interessante destacar que os gêneros da linguagem podem ser caracterizados como modos - ou pontos de vista - diversos de se ler e interpretar o mundo real, em um diálogo contínuo entre gêneros primários e secundários e ainda entre discursos dentro de um mesmo gênero, por meio do contínuo dialogismo. 
Desse modo, não há como se conhecer o funcionamento e os usos da linguagem, se não ocorrerem igualmente o contato com os diversos tipos de textos/discursos e a compreensão da situação discursiva e do objetivo do autor/enunciador. 
Os discursos dos outros são internalizados ou apropriados pelo sujeito e, nesse processo, ocorre a construção de seu próprio discurso e, por que não dizer, de sua própria identidade. 
Assim, o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, isto é, o aumento dos níveis ou graus de letramento do sujeito, ocorre na medida em este se torna capaz de identificar gêneros discursivos, transitar entre eles e ser autor de seu próprio discurso, como um ato de interação e construção do conhecimento. 









Português

Objetivo Geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Participar de
 situações de intercâmbio oral;
Planejar e participar de situações de uso da
 linguagem oral;
Apreciar textos literários;

Selecionar textos de
 acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender
 ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou
 produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar
 textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista
 ortográfico.

Conteúdo
Texto instrucional

Texto jornalístico

 Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas,
 artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de
 gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite,
 anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da
 vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura
 silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.

 Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico,
 ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo,
 acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural,
 meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,

Metodologia
Contar
 história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
Ouvir histórias
 em Cds.
Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois
 sugerir que criem a sua história.
Apresentar em folha fotocopiada um
 desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
Fornecer
 material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
Escrever palavras para que delas o aluno crie uma
 história.
Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta
 ao' grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
Apresentar vários
 exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
Criar
 quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos
 corretos, dando sua opinião.
Fazer comentários partindo de gravuras.

 Estatuto da criança e do adolescente.
Produzir receitas de comida, chá...
 contendo "ingredientes" e modo de preparo, também para melhorar o Brasil. Trabalhos em grupo.
Experiência.

Entrevista.

Apresentar bulas de
 remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
Criação de livros com ilustrações.

Gincana das melhores
 produções.
Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do
 livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
Apresentar biografias: do próprio aluno, do
 pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
Música: cantar, trocar a
 letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
Fazer propagandas
 de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
Criar slogans que tenham
 mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
Fazer lista de compras dos
 alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite,
 etc.
Escrever carta ao amigo, e-mail.

Carta cifrada.

Escrever
 carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
Levar as cartas
 até o correio para que possam ser enviadas.
Criar bilhete para um vizinho,
 professora, amigo, mãe...
Correio na escola.

Escrever convites para
 festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
Criar anúncios: observar os
 anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
Pesquisa
 sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
Elaborar
 perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
Diálogos
 com pessoas.
Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer
 parte de um livro.
Uso da sala de informatica.

Dramatizações.

 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
Discussões orais dos textos, compreensão dos textos
 lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
Uso do
 dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
Cartazes com regras de ortografia, ditados de
 palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
Fazer a correção dos textos criados no
 quadro coletivamente e no caderno.
Recursos
Livros didáticos e
 paradidáticos.
Meios de comunicação audiovisuais.

Revistas, jornais,
 folhetos e propagandas.
Biblioteca

Sala de informática

Estudo do
 meio

Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos
 propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização
 e registros sistemáticos tanto incial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.





Matemática
Objetivo geral
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema; Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado
 problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma
 postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou
 refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática; Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.

Conteúdo
Origem dos números;

Numeração egípcia;

 Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros
 sistemas);
Números pares e ímpares;

Ordem crescente e
 decrescente;
Antecessor e sucessor;

Valor posicional;

Idéia de
 número e numeral;
Leitura e escrita de numerais;

Composição e
 decomposição de números;
Números ordinais;

Operações fundamentais:
 adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real;

Expressões
 numéricas;
Sentenças matemáticas;

Situações problema envolvendo as 4
 operações;
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;

Múltiplos e
 divisores;
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;

 Formas de uso do dinheiro;
Números irracionais;

Frações - noção,
 problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Porcentagem;

 Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de
 capacidade, de superfície, de áreas;
Geometria: noções fundamentais –
 retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.

Metodologia
Trabalhos em grupo e individual;

Leitura

 Pesquisa
Dramatização

textos informativos

contagem em grupos

 Exercícios e atividades de fixação
Jogos

escrita de números

 exercícios com situações problema
trabalho com fotocópia do dinheiro
 (Real)
Entrevistas

Preenchimento de cheques

Leitura e escrita dos
 valores
Gincanas

Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas
 calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
Construir retas e
 semi-retas
Calcular a superfície (escola, casa, etc)

Criar situações
 problema com os assuntos estudados
levantamento de informações

 Registro de dados
Riscussões

Troca de idéias

Produções de
 texto
Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos,
 etc)

Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos
 propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização
 e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final. Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.






Geografia

Objetivos
Reconhecer e
 comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Reconhecer e compreender algumas
 das consequências das transformações causadas pela ação do homem; Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de
 indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente
 reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos
 sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

Conteúdos
O espaço urbano e o espaço rural;

Os
 transportes e as comunicações;
A dinâmica da natureza;

A população e
 as regiões do Brasil.
Mapas


Metodologia
Uso do quadro;

Criar
 conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos; Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
Entrevista, fotografias
 antigas e atuais;
Linha do tempo;

Criação de mapas do município e do
 estado com legendas;
Localização da cidade, Estado, regiões e país;

 Mapas ;
Confecção de mapas;

Anotações, atividades, jogos;

 Pesquisas;
Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e
 pecuária;
Relacionar as principais atividades econômicas;

Estudos em
 grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.

Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos
 conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da
 organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua
 autoavaliação.





História
Objetivos
 

Reconhecer relações sociais
Reconhecer a existencia de diversas fontes
 históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
Reconhecer
 a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

Conteúdo
A formação do povo brasileiro:
 indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
A história da vida pública no Brasil, sob uma
 perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje; Descobrimento;
Colonização;

Mineração;

Trabalho escravo;

 Café;
Independência

República;


Metodologia

Exploração
 oral;
Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos
 e registros de informações;
Desenhos, recortes e colagens;

Propor
 questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates,
 questionamentos;
Relacionar as principais atividades econômicas com o
 desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
Estudos em
 grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras. Linha do tempo;
Uso de recursos midiáticos


Avaliação
 

Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros
 sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao
 aluno momentos para sua autoavaliação.





Ciências
Objetivos
 

ompreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no
 Planeta Terra;
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de
 recuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais
 dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
Identificar
 comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.

Conteúdo
Universo e Sistema Solar;

Planeta Terra;

Solo,
 ar e água;
Meio ambiente e preservação ambiental;

Poluição;

Corpo
 humano e seus sistemas.

Metodologia
• Exploração oral;
• Discussão de pesquisas;
• Levantamento de questões;
• Reflexão e discussão em grupo;
Relatos de experiências pessoais;

Projetos de estudos;

 Seqüências de atividades;
Estudo de textos;

Experimentos ;

Uso de
 recursos midiáticos.

Avaliação

Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.


Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação





 
PLANEJAMENTO BIMESTRAL (de Unidade)

Instituição:
Coordenação Pedagógica:
Disciplina: História da Arte
Professor(a)s: Equipe Construindo Saberes
Duração da atividade: 16h (seqüência didática/1Bimestre)
] Ensino Fundamental [ X ] 4- Ano
Conteúdos : diversidade, linguagem oral, desenho artístico.
Disciplinas envolvidas: História, Língua Portuguesa, Artes.

1 - Tema:

Artes


2- Objetivos

Objetivo Geral
desenvolver o processo criador e auxiliar a criança a reconhecer a arte como instrumento importante na análise de momentos históricos.

ETAPA -1

Objetivos específicos:
  • Compreender como os desenhos, as pinturas ou as fotos podem representar uma época.


3- Orientação Didática

  • Pesquisar através de um gráfico cronológico da Arte, da Pré-História até a idade atual (séc. XX e início XXI) fotos para mostrar aos alunos e questioná-los sobre as imagens que vêem, que época elas retratam, os vestuários do período, costumes e outras características, utilizando a imagem como documento histórico.

4 - Avaliação

  • Desenvolver a percepção, imaginação e interpretação do passado através da imagem artística.

ETAPA – 2



5 – Objetivo Específico
  • Identificar as fotografias como instrumentos importantes na análise de momentos históricos.

6- Orientação Didática

Selecionar algumas produções (fotos de pinturas e desenhos de obras de artes do período paleolítico), organizar numa bancada todo esse material e deixar o aluno livre para interpretar as imagens que ela representa de acordo com seus conhecimentos prévios.

7- Avaliação

  • Expressar idéias sobre a leitura da arte.


ETAPA -3

8– Objetivo Específico

  • Reconhecer as obras de arte sobre o cotidiano brasileiro como parte de nossa história.

9– Orientação Didática

  • Trabalhar as diferentes formas de transmissão de conhecimentos e diversidades de culturas, através das obras de Tarsila do Amaral.

10– Avaliação

  • Estimular discussões a partir da leitura de imagens.


ETAPA – 4


11 – Objetivo Específico

  • Desenvolver o processo criador para que o aluno possa expressar-se através da arte.

12 – Orientação Didática

  • Promover um percurso de criação pessoal, para o aluno fazer um trabalho de autoria imprimindo suas marcas subjetivas e expressando idéias através de uma representação artística.

13– Avaliação

  • Participação com apoio técnico individualizado, indicando caminhos e debatendo resultados.

14– Observação

  • Percebe-se que essa avalanche de imagens sobre a nossa história é extremamente útil aos nossos alunos na interpretação do passado e ao gosto e admiração pela Arte.










Referências Bibliográfica:

Na minha escola todo mundo é igual | ROSSANA RAMOS & PRISCILA SANSON | gênero: Educativo / Infantil |editora Cortez|Português|20 páginas| ano 2004 .
LIPMAN, Mathew. O Pensar na Educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. Petrópolis: Vozes, 1995.
revistaescola.abril.com.br/edicoes/0182/aberto/mt_67296.shtml - 43k -
SOUZA, Irene Sales de. Trabalhando como preconceito e a discriminação na escola: Relato de uma experiência. In: Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. São Paulo. Unesp, Pró Reitoria de Graduação, 2003.



PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO ( 1ª SÉRIE ) !!!





Objetivo geral:

Ø Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

Ø Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

Ø Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.


Ø Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

PORTUGUÊS

CONTEÚDOS
Ø Expressão oral e não verbal.
Ø Função social da escrita.
Ø Nome da criança.
Ø Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Ø Construção de palavras.
Ø Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Ø Som final e inicial das palavras estudadas.
Ø Número de letras e silabas das palavras.
Ø Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Ø Pontuação – ponto final e vírgula.
Ø Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Ø Silabas simples e palavras chaves
Ø Letras do alfabeto
Ø Letras do seu nome completo
Ø Produção de textos coletivo e individual
Ø Expressão oral e corporal
Ø Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Ø Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Ø Gramática contextualizada
Ø Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)


OBJETIVOS
Ø Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Ø Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Ø Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Ø Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Ø Expressar-se oralmente e por escrito
Ø Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Ø Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Ø Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Ø Usar corretamente a letra maiúscula
Ø Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Ø Produzir pequenos textos - coletivo e individual
Ø Elaborar frases a seu nível de experiência
Ø Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Ø Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
Ø Expressar - se oralmente com clareza
Ø Compreender para que serve a escrita e a leitura
Ø Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
Ø Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Ø Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Ø Leitura de historias, bilhetes, musicas, contos, poesias, historias em quadrinhos, etc.
Ø Mural de rótulos
Ø Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Ø Trabalhar com o alfabeto móvel
Ø Recortes de jornais e revistas
Ø Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Ø Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Ø Cartazes
Ø Fichas de leitura
Ø Textos coletivos e individuais
Ø Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Ø Recorte de jornais e revistas
Ø Nomeação dos objetos da sala
Ø Entrega de crachás com nome completo
Ø Construção de novas palavras
Ø Escrever palavras e frases
Ø Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Ø Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.





MATEMÁTICA


CONTEÚDOS
Ø História dos números
Ø Classificação, seriação e conservação.
Ø Número e numeral de 0 a 9
Ø Antecessor e sucessor
Ø Unidade e noção de dezena
Ø Número e numeral de 0 até 30
Ø Crescente e decrescente
Ø Adição, subtração, problemas com unidades.
Ø NUMERO E NUMERAL
Ø Números de 0 a 100
Ø Dezena ( decomposição )
Ø Problemas envolvendo adição e subtração
Ø Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Ø Números ordinais
Ø Dúzia e meia dúzia
Ø Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Ø Dezena e unidade
Ø Formas geométricas
Ø Calendário
Ø Sistema monetário brasileiro
Ø Situações problemas
Ø Operações de adição e subtração
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Números pares e impares
Ø Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Ø Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Ø Multiplicação e divisão
Ø Dobro e triplo
Ø Metade e terça parte
Ø Fração
Ø Problemas


OBJETIVOS 
Ø Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Ø Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Ø Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Ø Identificar antecessor e sucessor
Ø Representar unidade e reconhecer dezenas
Ø Identificar ordem crescente e decrescente
Ø Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Ø Construir o conceito de dezena
Ø Construir o conceito de dezena e unidade
Ø Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Ø Saber adição simples
Ø Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Ø Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Ø Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Ø Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Ø Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Ø Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Ø Construir o conceito de número e numeral
Ø Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Ø Construir conceito de unidade e dezena
Ø Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Ø Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Ø Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Ø Identificar números pares e números impar
Ø Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Ø Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Ø Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Ø Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Ø Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Ø Explorar cálculo mental
Ø Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Ø Reconhecer o real como moeda.
Ø Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representa-lás.
Ø Construir e representar formas geométricas
Ø Ler e interpretar problemas;


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Completar
Ø Representar numeral à quantidade
Ø Ditado de números
Ø Trabalhar números vizinhos
Ø Ordem crescente e decrescente
Ø Colagem
Ø Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Ø Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Ø Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Desenvolver conjuntos de dezenas.
Ø Resolver situações - problemas de sua realidade
Ø Exercícios escritos
Ø Juntar e contar
Ø Uso do material concreto
Ø Separar unidades e dezenas
Ø Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Ø Leitura e escrita de números até...
Ø Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
Ø Formar grupos de 10 em 10
Ø Conjuntos com dezenas
Ø Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Ø Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Ø Cartazes
Ø Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Ø Problemas envolvendo as quatro operações.
Ø Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Ø Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS
Ø Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Ø Historia do nome
Ø Historia da vida da criança
Ø Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Ø Família - tipos de família.
Ø Datas comemorativas
Ø Direitos e deveres da criança.
Ø Tipos de casas
Ø Os materiais para construção de uma casa
Ø Os cômodos da casa
Ø Datas comemorativas
Ø Primeiros moradores
Ø A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Ø Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Ø Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
Ø A escola
Ø Historia do nome da escola
Ø Função dos funcionários da escola
Ø Profissão dos pais e de outras pessoas
Ø Consciência fiscal
Ø Patrimônios públicos
Ø Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.


OBJETIVOS
Ø Saber quem é e como é importante (a criança)
Ø Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Ø Conhecer-se como ser que faz historia
Ø Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Ø Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Ø Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Ø Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Ø Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Ø Datas comemorativas (...)
Ø Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Ø Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Ø Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Ø Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Ø Identificar os vários tipos de profissão
Ø Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Ø Produção de frases, textos e desenhos.
Ø Confecção da arvore genealógica
Ø Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Ø Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Ø Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Ø Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Ø Entrevista com os pais - sobre sua historia
Ø Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Ø Cartazes
Ø Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Ø Exercícios no caderno
Ø Construção de maquetes do bairro.
Ø Exposição de fotos
Ø Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Ø Desenhos
Ø Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
Ø Desenhos e colagens
Ø Conversas formais e informais
Ø Pesquisas

GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

Ø Bairro e sua historia, nome.
Ø A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Ø Modificação da paisagem
Ø Recursos naturais
Ø Matéria prima
Ø Meios de transportes
Ø Tempo e estações do ano
Ø A rua e o bairro
Ø O endereço
Ø O que têm no bairro
Ø Etnias
Ø Meios de comunicação
Ø Atividades predominantes na comunidade
Ø Trânsito

OBJETIVOS

Ø Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Ø Identificar a rua onde à criança mora
Ø Identificar o caminho da escola
Ø Distinguir seu endereço
Ø Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Ø Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Ø Identificar o semáforo os meios de transporte
Ø Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Ø Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Ø Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Ø Reconhecer a importância de seu endereço
Ø Localizar a sua rua no bairro
Ø Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Ø Reconhecer os meios de comunicação
Ø Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Ø Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Ø Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Ø Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Ø Pesquisar seu endereço
Ø Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Ø Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Ø Cartazes
Ø Folhas mimeografadas
Ø Exercícios do livro
Ø Anotações no caderno
Ø Atividades escritas
Ø Citar os meios de transportes da comunidade
Ø Desenhos dos meios de transportes
Ø Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Ø Gráfico da origem dos alunos
Ø Construção de maquete sobre sua rua
Ø Atividades do livro de geografia
Ø Confecção de cartazes
Ø Exercícios no caderno e no livro
Ø Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTEØ Seres vivos
Ø Características dos seres vivos
Ø Partes da planta
Ø Utilidades da planta
Ø Diferentes ambientes
Ø Localizar - se no tempo e no espaço
Ø Estações do ano
Ø Lixo
Ø Água

SER HUMANO E SAÚDE
Ø Corpo humano
Ø Nascimento e o que precisa para viver
Ø Higiene e saúde
Ø Os sentidos
Ø Higiene pessoal

RECURSOS TECNOLÓGICOS
Ø Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Ø Produtos industriais e artesanais
Ø Processos de transformações

OBJETIVO
Ø Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Ø Desenvolver hábitos de higiene
Ø Identificar as partes da planta
Ø Reconhecer as utilidades das plantas
Ø Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Ø Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Ø Diferenciar as estações do ano
Ø Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Ø Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Ø Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Ø Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Ø Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Ø Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Ø Identificar as formas de nascimentos dos animais
Ø Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Ø Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Ø Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Ø Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Ø Discutir a preservação dos animais em extinção
Ø Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
Ø

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Ø Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Ø Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Ø Recorte e colagem
Ø Confecção de cartaz
Ø Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Ø Calendário
Ø Observação da mudança do tempo
Ø Folhas mimeografadas, impressas, livro.


ENSINO DA ARTE

CONTEÚDOS
Ø Datas comemorativas
Ø Artes visuais e plásticas
Ø Teatro e dramatizações
Ø Confecção de cartões
Ø Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Ø Desenho livre e ou dirigido
Ø Canções folclóricas e populares
Ø Expressão corporal - danças

OBJETIVOS
Ø Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Ø Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Ø Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Ø Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Ø Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Ø Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADESØ Cantos
Ø Desenhos
Ø Dobraduras
Ø Pinturas
Ø Recorte
Ø Colagem
Ø Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...


EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS
 Trabalhar os conteúdos de forma globalizada com atividades, lúdicas e práticas.
Ø Brincadeiras ( roda , pular corda, vivo- morto , o mestre mandou,... )
Ø Jogos (corridas, futebol, queimada...)
Ø Músicas

OBJETIVO
Ø Desenvolver as habilidades de forma prazerosa, interagindo e integrando com as atividades realizadas em sala de aula, possibilitando maior compreensão do processo ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

Ø Os objetivos serão alcançados através do desenvolvimento dos conteúdos de forma globalizada utilizando – se estratégias metodológicas baseadas na teoria sócio – interacionista, contemplando atividades lúdicas, aos pares e coletivas.

Ø O professor será o mediador, promovendo intervenções constantes para p desenvolvimento e avanço nas hipóteses das crianças.


Ø O processo de alfabetização será subsidiado pela teoria construtivista utilizando – se como recurso para a aquisição da linguagem oral e escrita textos de diferentes gêneros com diferentes funções sociais.

Ø As atividades representarão um desafio que estimula os alunos a vencerem etapas em seu desenvolvimento do conhecimento.

Ø O ambiente da sala de aula será um espaço onde o aluno se sinta livre para pensar e agir, acertando e errando sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.


Ø As atividades pedagógicas serão pensadas pelo professor partindo de situações reais, envolvendo os alunos a participarem do processo ensino aprendizagem de forma ativa e significativa para a turma. A fim se alcançar esse objetivo utilizaremos como estratégia metodológicas do trabalho, atividades permanentes, seqüenciadas, ocasionais e projetos didáticos.


RECURSOS

Ø Canções, cantigas de roda, poesia, verso, oração, poemas, dramatização, músicas, paródias.
Ø Sucatas, rótulos, cartazes, fotografias, receitas, anúncios, propagandas, cartas, bilhetes, convites, diário, textos didáticos, textos informativos.
Ø Produção oral
Ø Leitura compartilhada
Ø Jogos, material de contagem, aparelhos de som, bolas, jornais, revistas, calendário, alfabeto móvel, bingos, dominó, cartazes, material dourado, mapas, globo, maquete, reportagens, vídeos, documentos grafados.
Ø Visitas, passeios, dinâmicas, pesquisas. (em desenvolvimentos de projetos e outros)
Ø Dobraduras, (utilização vários tipos de papéis)
Ø Dorço bonecos (partes do corpo )


AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos.





Obs:O tema escolhido será explorado por uma semana.

EIXO MUSICALMusicalização e Expressão Dramática
FAIXA ETÁRIA2 á 6 anos- Maternal á 1ª série do Ensino Fundamental
AUTOR:Desconhecido
DISPONÍVEL NO CD: Baby Hits - nº 1.

2- LETRA DA MÚSICA:

MINHA BONECA DE LATA
BATEU A CABEÇA NO CHÃO
LEVOU MAIS DE UMA HORA
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A NARIZ NO CHÃO
LEVOU UMAS DUAS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A BARRIGA NO CHÃO
LEVOU UMAS TRÊS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU A JOELHO NO CHÃO
LEVOU UMAS CINCO HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA
MINHA BONECA DE LATA
BATEU O PÉ NO CHÃO
LEVOU UMAS SEIS HORAS
PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALÍ
PRA FICAR BOA

3-ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Matemática:
Título da aula: Baixos e altos; Gordos e magros.
Objetivos: Construir a imagem do próprio corpo e trabalhar a auto-estima;
Desfazer preconceitos, trabalhando as diferenças.
Desenvolvimento: Organizar as crianças em uma roda de conversa, chamando-as uma a uma, pesá-las e medir a sua altura. Registrar em cartaz e
depois conversar sobre as diferenças físicas.

Material: balança e tabela métrica ou fita métrica
Duração60 minutos.

Linguagem oral e escrita:

Título da aula: Jogo das expressões.
Objetivos: 
Nomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas; desenvolvendo aspectos sociais, afetivos e cognitivos. Identificação das características do corpo humano.
Desenvolvimento
Desenhar junto com os alunos numa cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem os sentimentos de alegria, tristeza, raiva, medo, susto e etc. deixando algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Conversar sobre quais sentimentos a Boneca de lata sentiu. Após, registrar em cartaz as partes do corpo humano que serão faladas pelas crianças.
Material: 
Cartolina e pincéis atômicos.
Duração
60 minutos.

Natureza e Sociedade:

Título da aula: Fantoches de todas as raças.
* Para a realização dessa atividade é necessário à ajuda de adultos (os pais ou responsáveis), que deverá ser pedida como tarefa de casa no final de semana anterior.
Objetivos:
Trabalhar as etnias e envolver os pais e a comunidade a escola.
Desenvolvimento:
 Pedir que os adultos confeccionem em casa um fantoche de meia. O Educador determinará se deverá ser negro, índio, branco ou oriental.
Na sala de aula já com os fantoches as crianças irão fazer apresentação e dramatizações de seus fantoches aos colegas.
Material: 
1 meia, botões, tecidos variados e etc.
Duração: 
60 minutos.
Música:
Titulo da aula: 
Uma banda de música.
Objetivos:
Experimentar a produção de sons, desenvolver o ritmo e a musicalidade.
Desenvolvimento: 
Ao som do CD da música Boneca de Lata, fazer o acompanhamento com os instrumentos musicais. Depois deixar que os grupos com os mesmos instrumentos possam se apresentar sozinhos e demonstrar a sua criatividade.
Material:
 Instrumentos musicais.
Duração:
 60 minutos.



Plano de aula



Tema - Primeiro Reinado 


Sub-temas: Revoltas Sociais e Regência
Ano- 5º
Duração - 4 aulas
Recursos didáticos- lousa, livro, filme, data-show, cartazes...

Objetivos:
Específicos:
  • Mostrar os principais acontecimentos históricos após 1822, bem como o início da construção do Estado Brasileiro por meio da monarquia autoritária e excludente de D Pedro I.
  • Discutir sobre a figura de D. Pedro I

Procedimental:
  • Ser consciente da importância da Constituição para um povo e identificar uma constituição outorgada de promulgada.
  • Compor resumo dos fatos mais relevantes no Primeiro Reinado contando os principais motivos que fizeram D. Pedro I abdicar.

Atitudinal:
  • Inteirar-se do tipo de governo feito por D. Pedro I;
  • Tirar conclusões referentes às revoltas sociais;
  • Assimilar o porquê do período regencial no Brasil;
  • Observar a evolução do desgaste político de D. Pedro I que resultou na abdicação.
Desenvolvimento: (três aulas)

  1. Antes de iniciar a explicação do tema, Primeiro Reinado, revisar a Independência do Brasil. Explicar aos alunos as diferenças existentes entre o regime adotado no Brasil, após a Independência, e o regime adotado no restante da América independente. Isto é, todos os países que proclamaram a independência na América transformaram-se em república, somente o Brasil continuou com regime monárquico e ainda foi chefiado pela mesma pessoa que seria herdeira um dia.
  2. Fazer um levantamento de hipóteses e dos conhecimentos prévios dos alunos, a fim de criar discussões, interesses e expectativas sobre o governo de D. Pedro I;
    Como será que foi o governo de D. Pedro?
    Será que foi um bom governante, o Imperador?
    Ele, quando jovem, era querido pela população? Será que este carisma continuou?
    Será que foi bom para o povo, um Brasil independente?

    3Explicar aos alunos que;
  • Ainda não somos auto-suficientes em termos econômicos e que a propriedade de terra ainda não foi bem distribuída em nosso país, mas apesar disso, algumas mudanças importantes ocorreram ao longo dos anos.
  • A primeira Constituição Brasileira era a de Portugal e que esta constituição teve o caráter excludente e autoritário.
  • Existia o Poder Moderador exercido pelo Imperador. (Poder moderador dava plenos direitos ao Imperador de aceitar ou não qualquer lei votada pela Assembléia Constituinte.)
  • Esta constituição foi outorgada (Quando ela é imposta ao povo) e não foi promulgada (Quando é elaborada por uma Assembléia Constituinte escolhida pelo povo).
  • Nesta constituição, os pobres, escravos, mulheres e índios não tinham direitos, como também não votavam. A constituição quando é correta, deve atender as necessidades de um povo, deve conter os seus direitos e deveres.
Ressaltar que estes foram os principais fatores que levaram a perda da popularidade de D. Pedro I, responsável por ocasionar a abdicação do Imperador.

Atividade I:
Trabalho em grupo: 
formar grupos de trabalho, onde cada um irá pesquisar sobre uma das sete constituições brasileiras e anotar suas principais características em relação a:
  • Forma de governo e regime político;
  • Direitos políticos;
  • Direitos sociais;
  • Liberdade de expressão;
  • Relações de trabalho.
Pedir para organizarem um painel comparativo com os resultados da pesquisa, e orientá-los a organizarem um debate sobre os temas que foram pesquisados e comparados.
4. Explicar aos alunos sobre os principais motivos que causaram as revoltas ocorridas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país.
Comentar sobre o descontentamento dos brasileiros, que deu início ao movimento separatista denominado Confederação do Equador.

Atividades II:
Explorando a leitura complementar: 
ler e descrever as principais idéias contidas no Manifesto da Confederação do Equador e debater com os colegas. (Disponibilizar apostilas do Manifesto da Confederação do Equador. Citado em: DEL PRIORE, Mary et. Al. Documentos de História do Brasil de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997, p.45)
5. Comentar sobre seus erros e a situação econômica do país deixada pelo seu pai D. João VI ao deixar o Brasil. Relembrar a dívida com a Inglaterra, seu envolvimento na guerra contra a Argentina pela disputa do território do Uruguai, o que levou muitos jovens brasileiros a morrerem em campos de batalha.
Leva os alunos a perceberem os pontos positivos e negativos do governo de D Pedro I.

Atividade III:
Em equipe, pesquisar na biblioteca da escola sobre a Guerra da Cisplatina.
Concluída a pesquisa, os alunos deverão discutir entre si, para levantar os pontos que considerarem essenciais e elaborarem um vocabulário com as palavras mais difíceis.

Avaliação
Em equipe (o grupo será dividido em cinco equipes e o tema será sorteado), pesquisar as revoltas sociais, (Balaiada, Sabinada, Farroupilha, Cabanagem e revolta do Malês), onde aconteceram, suas causas e consequências
Para a próxima aula, cada equipe irá apresentar um resumo sobre a revolta pesquisada. Deverá ter ilustração, (cada equipe terá 5 minutos para apresentar).
Individualmente, escrever um resumo sobre o Primeiro Reinado contando os principais motivos que fizeram D. Pedro I abdicar.
Tempo restante fazer um breve comentário sobre o período regencial.


Os Sentidos e seus órgãos


Plano de Aula



Tema- Segundo Reinado
Sub-temas: Imigrantes e Libertação dos Escravos
Ano- 5º
Duração - 5 aulas
Recursos didáticos 
lousa, livro, data-show, filme, cartazes...

Objetivos
Específicos:
  • Destacar, de que maneira ocorreu a transição para o Segundo Reinado; a ascensão de Pedro de Alcântara ao poder; importância do café para a economia brasileira, o trabalho imigrante, até a abolição da escravatura, procurando mostrar aos alunos, quais eram os interesses das elites ao colocar no trono, por meio do Golpe da Maioridade, um menino que ainda não havia completado quinze anos.
  • Ressaltar o perigo que significaram as revoltas que ocorreram no Período Regencial para as elites do país, uma vez que havia a possibilidade de fragmentação territorial e ascensão política e econômica dos menos favorecidos.
  • Destacar as permanências históricas contidas no período do Segundo Império, enfatizando as continuidades em relação à escravidão e às péssimas condições de vida dos mais pobres.
    Procedimentais:
    • Confeccionar cartazes sobre imigração no Brasil.
    • Sensibilizar com o trabalho escravo.
    • Assistir o Filme: Mauá, o Imperador e o Rei
    Atitudinal:
    • Desenvolver a capacidade de análise e de interpretação de textos históricos;
    • Observar o cotidiano da sociedade brasileira, na segunda metade do século XIX;
    • Entender as pressões sociais e os conflitos que permearam todo o período do Segundo Reinado.
    • Observar a variedade de iniciativas de Mauá em setores que seriam considerados fundamentais para o país somente no século XX.
    • Observar os aspectos que fizeram com que o trabalho escravo fosse substituído pelo trabalho livre na cafeicultura.
      Desenvolvimento
      1ª aula
    1. Levantamento de hipóteses e levantamento dos conhecimentos prévios sobre o Segundo Reinado, questionando:
    Quem sabe como foi o Segundo Reinado?
    Pode um adolescente de 14 anos, governar um país? Discutir.
    Sabe quem foi o maior empreendedor que o Brasil teve?
    Pois o Segundo reinado foi governado por um jovem de 14 anos. Será que foi bom? Quanto tempo durou seu reinado?
    Será que ele foi melhor que seu pai?
    Mostrar a gravura do pai e do filho para tirar a dúvida, pois os alunos terminam trocando. Explicar que D. Pedro I morreu cedo, não existe foto dele idoso. Já o filho viveu muito e durante o seu reinado a fotografia era intensificada -1833 - e, por este motivo, D. Pedro II possui fotos diversas.

    2. Explicar aos alunos que a principal economia do Brasil, neste período, era o café. Procurando estabelecer uma relação entre o lucro obtido com a exportação e a modernização, a urbanização e o surgimento de indústrias na região Sudeste.
    • Ressaltar a importância do café brasileiro no mundo.
      • Mostrar o mapa do Brasil e região Sudeste.
      • Contar a história do Barão de Mauá.
      • Através do mapa, falar sobre a imigração no Brasil. Por que isto aconteceu?
      • Comentar que, nesse período, aconteceu a libertação dos escravos e que este foi um dos principais motivos para D. Pedro II perder o império.
      • Enumerar e explicar os aspectos que fizeram com que o trabalho escravo fosse substituído pelo trabalho livre na cafeicultura.
    Atividade: 
    Pesquisar formas de escravidão ontem e hoje.

    Avaliação
    Pesquisar sobre os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil. Um tema por equipe (italianos, japoneses, ucranianos, árabes e alemães) para apresentação na próxima aula. Confecção de cartazes.
    Individualmente fazer um resumo sobre o Segundo Reinado

    Aula seguinte (duas aulas)
    Apresentação das equipes 10 minutos para cada equipe. Fixar os cartazes em sala de aula.
    Vistar o resumo. Tirar dúvidas; Comentar sobre o filme (Mauá, o Imperador e o Rei) que irão assistir na próxima aula.

    Próxima aula (duas aulas)
    Assistir ao filme - Mauá, o Imperador e o Rei. (deixar claro para a turma que o filme representa um episódio histórico, mas não é a realidade).
Antes da exibição, distribuir um roteiro de perguntas que servirá para orientar os alunos:
  • Do que trata o filme?
  • Onde se desenvolve a maior parte das cenas?
  • Que cenas mostram conflitos? Qual a mensagem?
  • Pode-se pausar o filme para fazer algumas colocações necessárias.
  • Depois da exibição, realizar um debate, para que os alunos comparem a mesma história numa narrativa literária e no cinema.
  • Mostrar às turmas a cultura daquele tempo: ouvir e analisar a música erudita, a modinha e o lundu, levando em consideração o momento histórico.

Avaliação
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades, o desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor.
A auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
As várias atividades sugeridas nesse plano de aula vão permitir isso. O importante é ter claro quais são as expectativas de aprendizagem, considerando as competências e o ritmo de cada aluno.





MAUÁ, O IMPERADOR E O REI


TÍTULO DO FILME: MAUÁ, O IMPERADOR E O REI (Brasil. 1999) 
 


Penna: 134 min

RESUMO O filme mostra a infância, o enriquecimento e a falência de Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o empreendedor gaúcho mais conhecido como barão de Mauá, considerado o primeiro grande empresário brasileiro, responsável por uma série de iniciativas modernizadoras para economia nacional, ao longo do século XlX. Mauá, um vanguardista em sua época, arrojado em sua luta pela industrialização do Brasil, tanto era recebido com tapete vermelho, como chutado pela porta dos fundos por D. Pedro II.

CONTEXTO HISTÓRICO
A aprovação da Tarifa Alves Branco, que majorou as taxas alfandegárias, e da Lei Eusébio de Queirós, que em 1850 aboliu o tráfico negreiro, liberando capitais para outras atividades, estimularam ainda mais uma série de atividades urbanas no Brasil. Foram fundadas 62 empresas industriais, 14 bancos, 8 estradas de ferro, 3 caixas econômicas, além de companhias de navegação a vapor, seguros, gás e transporte urbano.
Nessa realidade, destaca-se a figura de Irineu Evangelista de Souza, o Barão e Visconde de Mauá, símbolo maior do emergente empresariado brasileiro, que atuou nos mais diversos setores da economia urbana. Suas iniciativas (1846), começaram com a aquisição de um estabelecimento industrial na Ponta de Areia (Rio de Janeiro), onde foram desenvolvidas várias atividades, como fundição de ferro e bronze e construção naval.
No campo dos serviços Mauá foi responsável pela produção de navios a vapor, estradas de ferro, comunicações telegráficas e bancos. Essas iniciativas modernizadoras encontravam seu revés na manutenção da estrutura colonial agro-exportadora e escravista e na concorrência com empreendimentos estrangeiros, principalmente britânicos. Essa concorrência feroz, não mediu esforços e em 1857 um incêndio nitidamente provocado destruiu a Ponta de Areia. Suas iniciativas vanguardistas representavam uma ameaça para os setores mais conservadores do governo e para o próprio imperador, que não lhe deu o devido apoio. Sua postura liberal em defesa da abolição da escravatura e sua atitude contrária à Guerra do Paraguai, acabam o isolando ainda mais, resultando na falência ou venda por preços reduzidos de suas empresas.

Referências:

ALVES, Alexandre, OLIVEIRA, de Letícia Fagundes, BORELLA, Regina Nogueira.- HISTÓRIA – projeto prosa- Ensino Fundamental 5º ano. Editora Saraiva- 1ª Edição Sâo Paulo 2008.
ALVES, Kátia Correia & BELISÁRIO, Gomide Regina Célia- DIÁLOGOS COM A HISTÓRIA – 5º ANO- Editora Dimensão – 1ª Edição Belo Horizonte 2003.
BRASIL.Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais- História – ( 1ª a 4ª série)- MEC- Brasília 1997.
Módulo FTC-EAD – Licenciatura em Pedagogia – Fundamentos e Didática da História I.
NADAIElza & NEVES Joana- História do Brasil- da colônia à República- Editora Saraiva- 11ª Edição- 1988.
Revista Nova Escola – Ano 2010- Edição 232- Cinema na Escola.
Revista Nova Escola – Ano 2005- Edição 182- Filme na aula de História: diversão ou hora de aprender?




Plano de Aula


Objetivos: 
aprofundar os conhecimentos adquiridos, como:
  • Reconhecer as partes do próprio corpo;
  • Questionar a importância dos sentidos na percepção das coisas que cercam o mundo.

Recursos:
Livros, cadernos, papel de ofício, lápis, borracha, revista e cola.


Atividades propostas

Para classe: 
Conversa informal, mostrar cenas e ações onde se utilizam os órgãos dos sentidos, orientando que os alunos observem e pratiquem as ações propostas.

Para casa: 
Recorte de revistas ou jornais e fazer colagem que representam os órgãos dos sentidos.

Observação:
 Atividades feitas a partir de brincadeiras.

Avaliação: 
Participação dos alunos.




Plano de Aula

Visão

Objetivos: 
Orientar os alunos para que eles entendam que o sentido da visão nos permite perceber as coisas do mundo através dos olhos. Perceber a importância da visão.


Recursos:
Livros, cadernos, brinquedos, lápis e outros.

Atividades propostas

Para classe: 
Pergunta oralmente.
  1. O que estão vendo ao seu redor?
  2. Qual a importância da visão?
  3. O que podem ver ao fechar os olhos?
  4. Para que servem nossos olhos?

Para casa:
  • Desenhar os olhos (caderno de desenho).
  
Avaliação
Observatório e processual.





Plano de Aula

Audição


Objetivos:
  • Orientar os alunos a identificar sons de instrumentos, da natureza, vozes, barulhos em geral;
  • Levar os alunos à identificação de diversos sons.

Recursos: 
Instrumentos ou objetos que emitam sons, livros e cadernos.


Atividades propostas


Para classe: 
Permitir que os alunos falem bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras, provocá-los para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?


Para casa: 
Circular os desenhos dos objetos que produzem sons e podem ser percebidos pela audição. Recortar e colar figuras de outros objetos que emitam sons.

Avaliação:
 Observatório e processual.






Plano de Aula

 Tato
  
Objetivos: 
Reconhecer e identificar as partes do corpo, percebendo que através da pele e principalmente pelas mãos essa identificação pode ser feita.

Recursos: 
odos os disponíveis na sala.
  
Atividades propostas

Para classe:

  • O professor cria uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais, os quais poderão ser tocados. Os alunos podem dizer o que sentem, se os objetos são macios ou ásperos.
    • Fazer colagem com materiais diversos (Lixas, algodão, papel liso e outros).

Para casa:
  • Recortar gravuras e colar nos lugares indicados.
  • Maciez, quentura e aspereza.

Avaliação:
Observatório e processual.



  
Plano de Aula



Paladar

 Objetivos: Orientar a importância da língua e de nosso paladar.


Recursos:
Livros, gravuras, lápis de cor.


Atividades propostas

 Para classe: 
Desenhos em destaque da língua. Informar sobre os sabores dos alimentos.


Para casa: 
Atividades com vários tipos de alimentos, para que os alunos pintem os quadrinhos referentes a alimentos doces, com a cor azul, e salgados, com a cor vermelha.


Avaliação
Participação dos alunos.




 Plano de Aula

 Olfato

 Objetivos:
 Incentivar a classe a identificar o cheiro que está sentindo e qual o órgão que nos permite sentir o cheiro.

 Recursos:
Todos os objetos disponíveis na sala.
  
Atividades propostas

Para classe: 
Roda de conversa. A seguir, propor que cada um desenhe um nariz.


Para casa: 
Circular os desenhos dos objetos que têm perfume e marcar ao lado das coisas que gostam de sentir o cheiro.

Avaliação
Empenho e participação dos alunos.






Plano de Aula

 Campo (Natureza)


Objetivos:
 Identificar o que existe no campo.

Recursos: 
Livros, cadernos, lápis e outros.


Atividades propostas


Para classe:
 Observar a cena e circular o que você observou nela.


Para casa:
 Desenhar no caderno de desenho a figura que se observa no campo e trazer figuras para fazer colagem no cartaz.


Avaliação
Observar o empenho, interesse e participação dos alunos.







Plano de Aula

 Cidade – campo - casa – sociedade


Objetivos:
  • Levar o aluno a desenhar sua própria casa;
  • Reconhecer a importância e a utilidade da moradia na vida das pessoas;
  • Identificar os objetos específicos de cada dependência da casa.

Recursos: 
Livros, cadernos e lápis.


Atividades propostas


Para classe:
  • Fazer colagem das figuras no cartaz campo – cidade;
  • Cada aluno desenha uma casa na lousa.


Para casa: 
Ligar os produtos das gravuras aos cômodos da casa onde eles costumam ser usados.

Avaliação
Observatório e processual.



 Plano de Aula


Tema: Escola (Sociedade)


Objetivos:
  • Alcançar um alto conhecimento positivo por meio do reconhecimento de suas capacidades e da aceitação de suas limitações.
  • Desenvolver equilíbrio dos sentimentos e das emoções;
  • Adquirir autonomia nas suas decisões e ser capaz de auto disciplinar-se.

Recursos:
 Passeio, papel ofício, lápis de cores, gravuras.


Atividades propostas


Para classe: 
Promover visitas às instalações da escola. A seguir, pedir que façam desenho referente ao que foi observado.


Para casa: 
Colar ou desenhar a escola no caderno de desenho ou ofício.


Avaliação
Observatório e processual.





Plano de Aula


 Tema: meios de transportes

objetivos:

  • Explorar os meio de transportes
  • Interdisciplinariedade
  • trabalhos em grupo
  • Noções de tempo e espaço
  • produção artística

Metodologias:

Levantamento coletivo, dos meios de transporte mais conhecidos; solicitar que cada aluno leve uma figura de um meio de transporte.
Montar na sala um cartaz produzido com os meios de transportes pesquisados pelas crianças.
Classificação dos meios de  transportes – áquaticos, terrestres e áereos.
Contar uma história ilustrando  a linha do tempo- sobre os meios de transportes.
Trabalhos em grupo ( reunir as crianças em grupos solicitando que cada um desenhe um meio de transporte.
Construção de meios de transporte com emborrachados para exposição na sala.
Trabalhar ruas, avenidas e rodovias.

Avaliação:

Participação, cooperação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...